Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 02/06/2026 15:25
Ministério da Saúde antecipa campanha de multivacinação por conta da Copa do Mundo; Lavras já ministra as doses

A imunização é a melhor forma de se proteger contra as doenças

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Com o objetivo de blindar o sistema de saúde e evitar a circulação de doenças sazonais durante o período da Copa do Mundo, o Ministério da Saúde decidiu antecipar o calendário da Campanha Nacional de Multivacinação em todo o país. Em Lavras, a mobilização voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos teve início oficialmente ontem, segunda-feira, dia 1º de junho. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município já estão abastecidas e prontas para o atendimento.

A estratégia de antecipação visa aproveitar o período que antecede o grande fluxo de turistas e aglomerações típicas do evento esportivo, garantindo que a população infantojuvenil esteja devidamente protegida. A campanha surge como uma oportunidade importante para que pais e responsáveis atualizem a caderneta de vacinação de seus filhos, assegurando o acesso a imunizantes que podem estar em atraso.

De acordo com as autoridades de saúde do município, a apresentação do cartão de vacina é indispensável no momento do atendimento. É por meio dele que as equipes de enfermagem conseguem avaliar quais doses estão pendentes e aplicar as vacinas necessárias de forma personalizada. A importância de manter o esquema vacinal em dia vai muito além da proteção individual.

"Manter a vacinação em dia é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças graves e proteger crianças e adolescentes. Além disso, a imunização em massa cria uma barreira coletiva que protege também os idosos e pessoas vulneráveis, já que a campanha reduz drasticamente a circulação e a transmissão de vírus e bactérias na comunidade", destaca o Ministério da Saúde do Brasil.

A campanha segue aberta por tempo determinado e a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que os responsáveis não deixem para a última hora. A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência o quanto antes para verificar a situação vacinal dos menores, evitando filas e garantindo a tranquilidade e a saúde de toda a família.

As salas de vacinação do município funcionam de segunda a sexta-feira. Para o atendimento, além do cartão de vacinas, é recomendável apresentar o documento de identidade ou certidão de nascimento da criança e o cartão do SUS.

 
 


www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras