
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Foi apresentado na noite desta quarta-feira, dia 27 de maio, o documentário "Arquitetura Viva: Lavras, uma história em construção", produção independente que busca resgatar a memória arquitetônica e histórica de Lavras por meio de suas construções e espaços urbanos.
A exibição aconteceu durante a programação cultural do Congresso de Terra, que contou inicialmente com uma roda de conversa, seguida por apresentação da Orquestra da Ufla e, posteriormente, pela estreia do documentário.
O projeto nasceu da iniciativa da designer e estudante de arquitetura Vitória Carneiro, que também foi responsável pela pesquisa do documentário, em parceria com os arquitetos e professores do Unilavras Renato e Marisa. O audiovisual foi produzido pela Tidelta Imagens Aéreas e o projeto contou com financiamento da Design Acabamentos.
Segundo os idealizadores, o objetivo é mostrar que, mesmo sem ser oficialmente classificada como uma cidade histórica, Lavras possui um patrimônio rico em memórias, identidades e histórias preservadas em suas construções.
A proposta do documentário é lançar um novo olhar sobre espaços que muitas vezes passam despercebidos no cotidiano da população, valorizando a arquitetura como parte fundamental da construção da memória coletiva da cidade.
Produzido de forma independente e sem fins lucrativos, "Arquitetura Viva" também pretende incentivar futuras produções voltadas à preservação e valorização do patrimônio local. Entre os próximos temas cogitados para novos episódios estão locais tradicionais da cidade, como a Vila Mariana e a Casa da Cultura.
Os responsáveis pelo projeto destacam ainda a importância de ampliar o debate sobre preservação histórica e conscientizar a população sobre o valor cultural presente nos imóveis e cenários urbanos de Lavras.
A produção ainda não foi disponibilizada oficialmente ao público.

.jpeg)


|
|
|