Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 28/05/2026 15:08
Lavras sedia lançamento da 2ª fase do projeto "Minas Recicla Energia" em junho

A Acamar, além de recolher os materiais que seriam encaminhados para o aterro, economizando para o município, presta um importante trabalho de educação ambiental e gera empregos (Fotos: Jornal de Lavras)

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No dia 9 de junho, Lavras será o centro das discussões sobre sustentabilidade no estado com o lançamento da segunda fase do projeto "Minas Recicla Energia". Promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o evento será realizado no auditório do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), reunindo gestores públicos, empresários, acadêmicos e associações de catadores.

Criada em 2023, a iniciativa é pioneira na gestão de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais. Alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos, o programa transforma materiais que iriam para aterros - como rejeitos da coleta seletiva, móveis velhos, podas e tecidos - em Combustível Derivado de Resíduos Urbanos (CDRU). Esse composto substitui combustíveis fósseis nos fornos de clínquer da indústria cimenteira, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Além do ganho ambiental, o projeto gera renda para os catadores ao valorizar resíduos antes descartados.

Após uma primeira fase bem-sucedida na Região Metropolitana de Belo Horizonte - que processou mais de 140 toneladas de resíduos entre 2023 e 2025 -, o programa agora chega ao Sul de Minas, abrangendo os municípios de Lavras, Ijaci e Nepomuceno.

Esta nova etapa contará com a parceria da InterCement Brasil, do Instituto InterCement e da Renova Tratamento de Resíduos Ltda. O projeto terá ainda o apoio científico da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que farão análises físico-químicas para garantir a segurança do combustível gerado. A expectativa é que a iniciativa consolide Minas Gerais como referência nacional em economia circular.

 
 


www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras