
Funcionário da concessionária instalando as câmeras e os roteadores. Foto: Jornal de Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O sistema de fiscalização eletrônica de Lavras está prestes a ser ampliado em pontos considerados críticos para a segurança viária. Ao longo desta terça e quarta-feira, dias 19 e 20 de maio, técnicos da empresa Sitran, concessionária responsável pela sinalização eletrônica no município, trabalharam na instalação dos novos equipamentos que vão compor o sistema de radares de velocidade na cidade.
Os novos dispositivos de monitoramento foram instalados em três importantes e movimentadas artérias urbanas: as ruas Álvaro Botelho e Paulo Costa Pereira, e a avenida Perimetral (Sylvio Menicucci). A iniciativa faz parte do cronograma de planejamento urbano para reduzir o número de acidentes e coibir o excesso de velocidade nessas vias.
Nesta primeira fase dos trabalhos, os funcionários concluíram a fixação física das estruturas e o posicionamento das câmeras de alta resolução. Também foram instalados os roteadores de internet e os cabeamentos necessários para a transmissão de dados em tempo real para a central de monitoramento.
Apesar de já estarem visíveis para os motoristas, os radares ainda não estão aplicando multas. Para que o sistema entre em operação definitiva, os equipamentos precisam passar obrigatoriamente pela aferição técnica do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e serem ligados.
Esse procedimento laboratorial garante que a medição da velocidade seja exata e confere validade jurídica às autuações.
A administração municipal informou que, assim que todas as etapas burocráticas e técnicas forem finalizadas, a data oficial para o início da fiscalização e da aplicação de penalidades será amplamente divulgada nos canais oficiais e na imprensa local, garantindo a transparência do processo.
A instalação dos equipamentos ocorre em um momento em que o debate sobre a segurança no trânsito de Lavras está aquecido, impulsionado por uma sequência de acidentes recentes na região central e em vias periféricas.
Enquanto a operação definitiva não é iniciada, as autoridades de trânsito reforçam a orientação para que os condutores não esperem a ativação dos aparelhos para moderar a velocidade. A recomendação expressa é que os motoristas e motociclistas respeitem rigorosamente os limites já estabelecidos pelas placas de sinalização de cada via.
O objetivo principal da medida, segundo o setor de segurança viária, é preservar a integridade física de pedestres, ciclistas e dos próprios motoristas, transformando o trânsito da cidade em um ambiente mais seguro e humanizado.