.jpg)
Sua conta de luz pode subir se você não atualizar os dados com a Cemig
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Cemig iniciou uma campanha preventiva para evitar que famílias percam o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O objetivo é garantir que os dados do Governo Federal (CadÚnico/BPC) estejam alinhados com o cadastro da companhia.
Os leituristas entregarão cartas junto à conta de luz (exigindo assinatura). Quem possui e-mail cadastrado também receberá um alerta digital.
O benefício garante isenção total para quem consome até 80 kWh mensais. Acima disso, o desconto é aplicado de forma proporcional. Cerca de 300 mil clientes em Minas podem perder o benefício por conta de luz não estar no nome de um membro da família. Também por divergência de endereço entre a Cemig e o Governo. Dados desatualizados no CadÚnico há mais de dois anos.
Para os moradores de Lavras, a atenção deve ser redobrada em dois pontos específicos citados na nova regulamentação (Resolução Aneel n.º 1.147/2025).
Para manter o desconto, o endereço registrado no CadÚnico ou BPC deve ser o mesmo de Lavras que consta na conta de luz. Se você se mudou recentemente para a cidade ou trocou de bairro e não avisou a prefeitura ou a Cemig, o benefício pode ser cortado.
Em Lavras, mesmo as famílias que conseguirem a isenção total da tarifa (consumo até 80 kWh) ainda devem pagar a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é um tributo municipal e não entra no desconto da Tarifa Social.
Caso receba a notificação, o morador de Lavras deve procurar o CRAS mais próximo para atualizar o CadÚnico ou utilizar os canais de atendimento digital da Cemig para trocar a titularidade da conta, garantindo que a fatura esteja no nome de quem recebe o benefício.
A atualização é automática entre os sistemas do Governo e da Cemig, mas qualquer "travamento" por dados antigos pode custar caro no fim do mês. Fique de olho no seu carteiro e no seu e-mail!
.