
A imagem foi aqui descaracterizada porque a utilização indevida de símbolos, uniformes, logomarcas ou quaisquer elementos que identifiquem instituições públicas constitui conduta prevista na legislação penal brasileira
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Na tarde de ontem, 2 de abril, a Polícia Militar registrou uma ocorrência no município de Bom Sucesso relacionada à produção e divulgação de conteúdo digital que utilizava, de forma indevida, elementos característicos da PMMG.
Segundo apurado, foi publicada em um jornal virtual local uma imagem de cunho humorístico retratando, de forma fictícia, dois indivíduos com vestimentas semelhantes ao uniforme da Polícia Militar realizando uma suposta "prisão" de um comerciante da cidade. A imagem continha elementos visuais associados à instituição, como logomarca, padrão de cores do uniforme e acessórios, circunstâncias que poderiam induzir terceiros a erro quanto à veracidade da situação.
Após diligências, o responsável pela publicação foi localizado e informou ter utilizado ferramenta de inteligência artificial para criar o conteúdo, alegando que a postagem teve motivação humorística em razão da data de 1º de abril. Ele tem 24 anos e é o dono do estabelecimento contido na publicação.
Diante dos fatos, o autor foi preso em flagrante pelo crime de falsificação ou uso indevido de símbolos públicos, previsto no código penal brasileiro, sendo conduzido à Delegacia para as demais providências legais.
A Polícia Militar ressalta que a utilização indevida de símbolos, uniformes, logomarcas ou quaisquer elementos que identifiquem instituições públicas constitui conduta prevista na legislação penal brasileira. Tais práticas, ainda que apresentadas sob a forma de conteúdo humorístico ou digital, podem gerar desinformação, comprometer a credibilidade institucional e induzir a população a interpretações equivocadas, razão pela qual são adotadas as medidas legais pertinentes sempre que constatadas.
|
|
|