
A vacina já está disponível em Lavras, mas para a faixa etária de 10 a 14 anos
.

@jornaldelavras

@jornaldelavras

(35) 99925.5481
No dia 28 de fevereiro, o Governo de Minas promove o primeiro "Dia D – Minas unida contra o Aedes" de 2026. A mobilização nacional, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), envolverá as 28 Unidades Regionais de Saúde em uma força-tarefa de prevenção e conscientização contra o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A iniciativa prevê mutirões de limpeza, recolhimento de entulho e blitze educativas em todo o estado. O foco é superar os bons resultados de 2025, que registrou uma queda de 92% nos casos de dengue em relação ao ano anterior.
Além do controle vetorial, o Estado reforça a importância da vacinação. A vacina QDenga está disponível para o público de 10 a 14 anos em 853 municípios, incluindo Lavras. Paralelamente, Nova Lima segue com o projeto piloto de vacinação em massa (15 a 59 anos) em parceria com o Instituto Butantã.
O esforço é sustentado por investimentos robustos: cerca de R$ 47,3 milhões foram repassados recentemente aos municípios, somando-se ao orçamento anual de R$ 210 milhões para vigilância e novas tecnologias, como drones e ovitrampas.
.