Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 29/01/2026 14:40
Meteorologia prevê mais temporal em Lavras; Sul de Minas já registrou 230 mil raios

Flagrante de uma descarga elétrica na cidade de Pouso Alegre

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Após as chuvas registradas nos últimos dias em Lavras, chuvas que causaram danos a infraestrutura da cidade e em imóveis particulares, podem voltar a castigar a cidade, a previsão é do serviço de meteorologia. A previsão meteorológica indica que Lavras pode voltar a enfrentar temporais hoje e no final de semana.

A chuva hoje, quinta-feira, dia 29, deve ocorrer entre a tarde e a noite, acompanhada de descargas elétricas e ventos fortes. O cenário faz parte de um avanço de eventos climáticos extremos que tem desafiado a infraestrutura elétrica em todo o estado.

 

Segundo dados consolidados da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), o estado entrou em um "novo patamar climático". Em 2025, Minas Gerais registrou 1,9 milhão de raios - um aumento de 21% em comparação ao ano anterior.

O Sul de Minas é uma das áreas mais castigadas, foram mais de 230 mil descargas atmosféricas na região. Cerca de 5,4 mil ocorrências atingiram a rede elétrica regional no último ano. A Cemig emitiu, ao todo, 15,6 mil alertas meteorológicos para orientar suas equipes de manutenção.

Para enfrentar a maior frequência de tempestades, a Cemig está aplicando R$ 21,9 bilhões em seu ciclo atual de investimentos (até 2027), valor três vezes maior que o período anterior. O foco é a automação da rede e tecnologias de monitoramento em tempo real para reduzir o tempo de interrupção de energia em cidades como Lavras, por exemplo.

"Estamos lidando com eventos menos previsíveis. Antecipamos investimentos para tornar o sistema mais resiliente e preparado para responder a essas ocorrências", destaca Alisson Chagas, superintendente da companhia.

 

Com a previsão de raios para esta quinta-feira, a Cemig reforça cuidados essenciais como desconecte eletroeletrônicos antes da chuva começar. Raios próximos podem causar sobretensões e queimar equipamentos.

A Cemig lembra também que em caso de tempestade, evite locais abertos, lajes ou telhados. O lugar mais seguro é dentro de construções de alvenaria. Ao notar ventos fortes e raios, interrompa imediatamente qualquer trabalho ou lazer ao ar livre.

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras