.jpg)
Chuva em Lavras na tarde dessa sexta-feira. Foto: Jornal de Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje, sexta-feira, dia 23 de janeiro, um novo aviso meteorológico de nível laranja - que indica "perigo" - devido à formação de áreas de instabilidade que atingem grande parte de Minas Gerais. O estado está em alerta máximo para tempestades severas, e o monitoramento inclui Lavras e todas as suas sete cidades limítrofes: Ijaci, Perdões, Ribeirão Vermelho, Ingaí, Itumirim, Nepomuceno e Carmo da Cachoeira.
Ao todo, 664 municípios mineiros estão sob vigilância. O sistema meteorológico atravessa diversas regiões, com impacto direto no Sul de Minas e Campo das Vertentes, além do Triângulo Mineiro, Região Central, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A previsão para as próximas horas é preocupante. Espera-se que o volume de chuva atinja entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar ao acumulado de 100 mm em um único dia.
Para entender o impacto: Esse volume é considerado chuva torrencial, o que significa que cerca de 100 litros de água serão despejados sobre cada metro quadrado, aumentando drasticamente o risco de transbordamento de córregos e saturação do solo.
Além da precipitação volumosa, o Inmet alerta para a ocorrência de ventos intensos, com rajadas variando entre 60 e 100 km/h. Essas condições climáticas trazem riscos reais para a infraestrutura urbana e rural, com alta probabilidade de quedas de energia devido ao tombamento de postes ou galhos sobre a fiação.
Risco elevado de queda de árvores de grande porte e estruturas metálicas (como outdoors). Forte atividade elétrica, exigindo cautela com aparelhos eletrônicos. Além de perigo iminente de alagamentos em áreas baixas e pontos críticos de drenagem urbana.
O alerta é válido até as 23h59 deste sábado, dia 24. Durante o período de tempestade, as autoridades recomendam: evite abrigos debaixo de árvores: Devido ao risco de queda e descargas elétricas.
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos das tomadas para evitar danos por surtos de tensão. Em caso de rachaduras ou movimentação de terra próximas a residências, saia imediatamente e acione a Defesa Civil.
Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).
|
|
|