Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 18/01/2026 14:15
Minas inicia imunização contra a dengue com vacina 100% nacional, de dose única

As primeiras vacinas foram ministradas em três cidades brasileiras: Nova Lima (MG), Maranguape (CE) e Botucatu (SP)

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A manhã deste sábado, 17 de janeiro, marcou um capítulo decisivo na saúde pública de Minas Gerais. A prefeitura de Nova Lima deu início à aplicação da nova vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante, que tem como diferencial a dose única, faz parte de um estudo-piloto nacional coordenado pelo Ministério da Saúde, Fiocruz Minas e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

O objetivo central da iniciativa é avaliar o impacto epidemiológico de vacinar mais de 50% da população em um curto intervalo de tempo. Para isso, foram destinadas 64 mil doses ao município - o suficiente para cobrir todos os moradores elegíveis.

A vacinação é destinada a pessoas com idade entre 15 e 59 anos. O imunizante apresenta números robustos de proteção: 79,6% de eficácia geral contra a dengue sintomática. 89% de proteção contra o desenvolvimento de formas graves da doença.

Nem todos podem receber o imunizante nesta fase. De acordo com os protocolos técnicos, não devem se vacinar: Gestantes e lactantes; pessoas com imunodeficiência ou em uso de medicamentos imunossupressores; indivíduos que tiveram dengue nos últimos 6 meses; pessoas que tiveram Zika, Chikungunya ou Febre Amarela nos últimos 30 dias.

A escolha da cidade mineira baseou-se em critérios técnicos e epidemiológicos rigorosos. Além de Nova Lima, apenas Maranguape (CE) e Botucatu (SP) participam desta fase de testes. A experiência logística nessas cidades servirá de base para a futura ampliação da campanha em todo o território nacional.

"A ação marca uma nova etapa no enfrentamento das arboviroses no estado e reflete o fortalecimento das políticas de imunização em Minas Gerais", aponta o governo estadual.

Após a conclusão desta etapa, a prioridade de ampliação será voltada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (médicos, enfermeiros e agentes de endemias) que atuam na linha de frente do SUS.

 

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras