.jpg)
Os animais transitam na frente dos veículos colocando em risco a integridade física dos motoristas e pedestres. Fotos: Jornal de Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A segurança viária em Lavras tem sido colocada à prova nos primeiros dias deste ano. O Jornal de Lavras registrou, nesta segunda-feira, dia 5, o flagrante de dois animais de grande porte circulando livremente pela rua Paulo Costa Pereira, uma das principais e mais movimentadas artérias do bairro Cohab.
No entanto, o que parecia um caso isolado revelou-se um problema recorrente e agravado.
Na manhã desta terça-feira, dia 6 de janeiro, menos de um dia após o primeiro registro, a cena se repetiu de forma ainda mais preocupante. Na mesma via, não eram apenas dois, mas cinco cavalos - incluindo um potro - vagando entre os veículos e pedestres.
A presença de um animal jovem (potro) torna o cenário ainda mais imprevisível, uma vez que eles tendem a se assustar com facilidade, podendo causar atropelamentos ou colisões em série.
A preocupação de moradores e motoristas não é infundada. A rua Paulo Costa Pereira tem sido palco de ocorrências graves nas últimas 48 horas, o que torna a presença de animais soltos um fator de risco extremo. No domingo, dia 4 de janeiro, um acidente envolvendo uma motocicleta e um Jeep Renegade mobilizou as equipes de resgate e causou danos materiais e ferimentos (clique aqui) e confira. Hoje, terça-feira, dia 6 de janeiro, horas após o flagrante dos cavalos, um caminhão compactador descontrolado invadiu o cruzamento e colidiu violentamente contra a guarita de uma antiga metalúrgica, destruindo a estrutura (clique aqui).
A circulação de animais de grande porte em áreas urbanas é um risco direto à vida. Além da possibilidade de colisões fatais, a presença dos cavalos compromete o fluxo de veículos de emergência e o transporte público.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e leis municipais, os proprietários desses animais podem ser responsabilizados civil e criminalmente por quaisquer danos ou acidentes causados pela falta de zelo e guarda adequada. A população cobra uma fiscalização mais rigorosa e o recolhimento desses animais pelos órgãos competente para evitar que uma tragédia ocorra em uma via já saturada por acidentes.
.jpg)
.jpg)
|
|
|