
Vista parcial de Lavras no inicio da tarde deste último dia do ano. Foto: Jornal de Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
O último dia de 2025 começou debaixo de chuva em Lavras. Após um período de calor extremo, a precipitação que teve início na madrugada desta quarta-feira, dia 31, trouxe um pouco de alívio aos moradores, mas a previsão é de que o tempo instável permaneça durante a virada de ano.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "Perigo Potencial" (bandeira amarela), válido até a meia-noite desta quinta-feira, 1º de janeiro.
O aviso prevê chuvas de até 50 mm/dia e ventos intensos, variando entre 40 e 60 km/h. Embora o risco seja considerado baixo, não estão descartados pontos de alagamentos, queda de galhos e descargas elétricas.
Se em Lavras o clima foi de alívio, em outras cidades do Sul de Minas a situação é de alerta. Alfenas e Pouso Alegre sofreram com temporais severos nesta madrugada que causaram destruição e devem impactar as celebrações de Réveillon.
Em Alfenas a Defesa Civil registrou o desabamento de uma residência e a queda do muro de uma escola municipal no centro da cidade. Apesar da gravidade dos danos materiais e pontos de alagamento, não houve feridos.
Em Pouso Alegre diversas casas na região central foram invadidas pelas águas. De acordo com a prefeitura, o escoamento ocorreu de forma rápida em muitos pontos, cerca de 20 minutos, mas o trânsito ficou caótico, exigindo intervenções emergenciais de agentes de trânsito para orientar os motoristas.
Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
.