Marina Luz, Agente Territorial de Cultura
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A comunidade artística e os trabalhadores da cultura em Lavras têm a oportunidade de aprimoramento profissional. Na próxima quinta-feira, dia 23 de outubro, às 18h30, a Casa da Cultura "Bi Moreira" sediará uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais.
O evento será ministrado pela Agente Territorial de Cultura Marina Luz e tem como objetivo capacitar os participantes a transformar ideias criativas em propostas concretas, viáveis e prontas para serem inscritas em editais de financiamento.
A oficina foi estruturada como um passo-a-passo completo para guiar artistas e produtores culturais através do complexo processo de formalização de um projeto. Marina Luz abordará temas essenciais que vão além da simples escrita criativa, tais como: Estruturação da proposta, como por exemplo, definir o objeto, a justificativa e os objetivos claros de um projeto cultural.
O planejamento e orçamento, técnicas práticas para elaboração de um orçamento realista e detalhado, também será abordado, um fator crucial para a aprovação em editais.
As estratégias de captação de recursos será pauta na oficina, a orientação sobre como buscar apoio financeiro e como inscrever o projeto em diferentes fontes de fomento, sejam elas públicas, através de leis de incentivo e editais ou privadas.
A conformidade legal, como a Introdução aos requisitos de conformidade necessários para que o projeto seja competitivo, também será pauta no evento.
A atividade é exclusivamente direcionada a artistas, produtores culturais e trabalhadores da cultura de Lavras. O foco é fortalecer a cena cultural local, garantindo que os profissionais da cidade tenham as ferramentas necessárias para acessar recursos e fazer suas propostas se tornarem realidade.
A Oficina será realizada na Casa da Cultura "Bi Moreira", que fica na rua Sant'Anna, no prédio da antiga Prefeitura de Lavras. Este espaço central e tradicional oferece o ambiente ideal para o fomento e o diálogo cultural.
A iniciativa visa a transformar a capacidade de produção em Lavras, garantindo que a qualidade artística dos projetos locais possa ser traduzida em sucesso na captação de recursos.
A falta de um planejamento certo é a maior dificuldade enfrentada pelos artistas de Lavras na hora de transformar uma ideia cultural em um projeto formal e financiável
|
|