Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 07/09/2013 21:13 - Atualizada em: 07/09/2013 23:34
7 de Setembro em Lavras: há 91 anos o desfile é realizado na cidade - veja fotos da abertura
Há 91 anos que os lavrenses vão a praça principal da cidade para comemorar o Dia da Independência do Brasil, uma tradição que começou com o professor Firmino Costa Pereira

Bandeiras foram hasteadas na abertura do evento. Fotos: Jornal de Lavras

 

Acesse todas as galerias deste desfile de 7 de Setembro  publicadas pelo Jornal de Lavras, clicando nos links:

Os desfiles de 7 de Setembro são realizados na cidade de Lavras desde 1922, quando se comemorava o primeiro centenário da Independência do Brasil, o primeiro desfile foi por sugestão do professor Firmino Costa. Na época, em 1922, cartazes sobre o Centenário da Independência do Brasil chegaram a Lavras vindos do Rio de Janeiro, foram quinze cartazes reclames da Exposição Nacional de 1922, comemorativa ao Primeiro Centenário da Independência Política do Brasil, junto, uma carta assinada pelo secretário geral da Comissão Organizadora, Delfim Carlos Silva, em que pedia que os cartazes "sejam colocados em lugar visível, tanto na parte interna como nas fachadas dos edifícios, do modo chamar a atenção."

Um dos cartazes foi pregado no quadro de avisos na entrada do Grupo Escolar, como era chamada antigamente a escola "Firmino Costa". Isso foi o suficiente para que o ilustre professor se reunisse com as autoridades para propor um desfile, que naquela época foi abrilhantado pela Cruz Vermelha Brasileira.

De 1922 até hoje, sempre foram realizados os desfiles, até mesmo nos anos em que todo o Mundo estava sob a ameaça do Nazismo, o que provocou a Segunda Grande Guerra Mundial.Nos anos de guerra, os desfiles aconteciam e o patriotismo era facilmente percebido por todos que desfilavam e também por aqueles que assistiam. Um dos mais emocionantes desfiles de 7 de Setembro da história de Lavras foi o de 1945, quando desfilaram pela primeira vez os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), aqueles que retornaram dos campos de batalha.

O programa do desfile de 1945 foi impressos e distribuído pelo comércio da cidade, eles eram disputados pelos lavrenses, ainda existem alguns programas destes guardados por aqueles que preservam a história da cidade. Na programação, além dos pracinhas da FEB, participaram dos desfile os militares do então 8º Batalhão de Caçadores Mineiros, que aqui haviam chegado e se instalado na década de 30.

Desde 1922 até hoje os lavrenses se reúnem na praça para poder assistir a tradicional "Parada de 7 de Setembro". O desfile deste ano não foi diferente, a emoção tomava conta do público e também das autoridades - do público, porque muitos tinham filhos, amigos e conhecidos desfilando, das autoridades porque este é o primeiro desfile de 7 de Setembro em que o ex-vereador Marcos Cherem e o metalúrgico Aristides Silva Filho assistem do palanque das autoridades como os responsáveis pelo Executivo lavrense.

A equipe do Jornal de Lavras esteve presente e registrou os momentos de emoção dos participantes da parada do Dia da Independência, do público e das autoridades. Tudo isso poderá ser conferido nas galerias de fotografias que serão postadas.

A primeira galeria é a da abertura do evento, que ocorreu às 8h na praça central. Clique nas miniaturas para visualizar as fotografias em tamanho real:

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras