Travessia de Porto dos Mendes, em Nepomuceno para Campo Belo. Foto extraída do Portal Campo Belo
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) apresentou ontem, quinta-feira, dia 17 de julho, um projeto de concessão que visa aprimorar o transporte aquaviário nos lagos das usinas de Furnas e Mascarenhas de Moraes, na região Sul de Minas. A iniciativa inclui a modernização das travessias por balsas e a tão esperada construção da ponte entre os municípios de Cássia e Delfinópolis.
Uma das propostas beneficiará diretamente Nepomuceno, em Porto dos Mendes, com a modernização da travessia da balsa entre Nepomuceno e Campo Belo. O projeto prevê a concessão para operação, manutenção e exploração dos serviços de travessia aquaviária, focando na modernização do transporte oferecido há cerca de seis décadas. Estima-se que mais de 300 mil pessoas, em 52 municípios que margeiam as represas, serão beneficiadas com um serviço mais eficiente e seguro.
Além da travessia de Nepomuceno, outras cinco foram apresentadas: Penas: entre São João da Barra e Guapé; Fernandes: entre Guapé e Cristais; Águas Verdes: entre Carmo do Rio Claro e Campo do Meio; Fama: entre Fama e Campos Gerais e, Pontaletes: entre Paraguaçu, Elói Mendes e Três Pontas.
A ampliação do serviço aquaviário é esperada para fomentar o desenvolvimento regional, impulsionando a produção agrícola e o turismo. Além disso, facilitará o acesso da população a serviços essenciais como saúde e educação.
Parte crucial do projeto é a construção da ponte entre Cássia e Delfinópolis, que terá 1.280 metros de extensão. Essa estrutura acabará com um isolamento histórico entre os dois municípios, aguardado há mais de 50 anos por moradores e produtores da região. O trecho registra um tráfego médio de cerca de 780 veículos por dia, o que corresponde a 54% das travessias da região.
.