
Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, ministro da Educação do Brasil. Foto: MEC
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Amanhã, quarta-feira, dia 13 de maio, o Ministro da Educação, Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, cumprirá agenda oficial na cidade de Boa Esperança para um ato que simboliza um salto no desenvolvimento regional: a assinatura da portaria de criação e funcionamento do novo campus do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas).
O evento está programado para as 15h, nas dependências do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente). A cerimônia formaliza a integração da unidade à Rede Federal, permitindo que a instituição comece a estruturar sua oferta de cursos e atividades acadêmicas voltadas à vocação produtiva local.
A relevância da conquista atrai importantes lideranças políticas e acadêmicas. Além do Ministro da Educação, compõem a comitiva Marcelo Bregagnoli, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); Cleber Ávila Barbosa, Reitor do IFSuldeMinas; Odair Cunha, Deputado Federal; Autoridades do Executivo e Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal. Uma comitiva de Lavras já confirmou presença ao evento.
A chegada do campus em Boa Esperança não é apenas uma expansão física, mas um compromisso com a democratização do conhecimento. A iniciativa visa reduzir a necessidade de deslocamento de jovens e adultos para outros centros urbanos em busca de formação qualificada. Fortalecer o ensino profissional e tecnológico, oferecendo desde cursos técnicos até graduações e especializações e, a formação de mão de obra qualificada atende às demandas do setor produtivo regional, gerando emprego e renda.
"A assinatura desta portaria representa um marco na expansão da Rede Federal. Estamos consolidando o Sul de Minas como um polo de excelência educacional, garantindo que o futuro dos nossos jovens seja construído com base em oportunidades reais e ensino público de alto nível", destacou a assessoria do Ministro da Educação.
O novo campus integra o plano de expansão do Governo Federal, reafirmando o papel dos Institutos Federais como pilares de transformação social e inovação científica no interior do Brasil.