Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 02/03/2026 11:34 - Atualizada em: 02/03/2026 14:32
Eleições 2026: Lavrenses irão às urnas em sete meses; confira prazos e pré-candidaturas locais já anunciadas

Rodrigo Pacheco já se declarou pré-candidato a deputado estadual e Silvinho Menicucci a pré-candidato a deputado federal

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Faltam sete meses para o primeiro turno das eleições de 2026. No dia 4 de outubro, os eleitores de Lavras e de todo o Brasil irão às urnas para escolher o próximo Presidente da República, além de Governador, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Caso haja necessidade de segundo turno, o retorno às urnas está marcado para o dia 25 de outubro.

Este pleito traz uma mudança histórica: pela primeira vez, a posse do Presidente eleito ocorrerá no dia 5 de janeiro de 2027, seguida pela posse dos Governadores no dia 6 de janeiro.

Para quem precisa regularizar a situação eleitoral, transferir o domicílio para Lavras ou tirar a primeira via do título, o prazo final é o dia 6 de maio. O serviço pode ser realizado de forma prática e rápida pela internet, através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

As movimentações de bastidores já começaram a ganhar rosto na cidade. Até o momento, dois nomes locais já se declararam pré-candidatos: Rodrigo Pacheco, que busca uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como deputado estadual,e Silvinho Menicucci já se declarou pré-candidato a deputado federal, visando representar a região no Congresso Nacional, em Brasília.

Para garantir a transparência e evitar o abuso de poder econômico, o calendário eleitoral impõe prazos rigorosos: Janela Partidária (março a abril). Período em que deputados podem trocar de partido sem perder o mandato por infidelidade.

A desincompatibilização (abril). Prazo final para que prefeitos, governadores e ocupantes de cargos públicos renunciem aos seus mandatos ou funções caso pretendam disputar outros cargos.

Registro de Estatutos (até 6 meses antes). Prazo para que partidos e federações registrem seus estatutos no TSE.

Convenções Partidárias, elas ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto de 2026, período em que as siglas escolhem oficialmente seus candidatos.

Registro de Candidaturas. A Justiça Eleitoral recebe os nomes escolhidos até o dia 15 de agosto.

A campanha eleitoral propriamente dita, tanto nas ruas quanto na internet, está autorizada a partir de 16 de agosto. Já a propaganda gratuita no rádio e na televisão começa 35 dias antes da antevéspera do pleito.
 

 

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras