Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 03/02/2026 17:38 - Atualizada em: 04/02/2026 11:59
Saque do FGTS por calamidade é liberado para duas cidades da região de Lavras; veja como solicitar

As cidades de Itumirim e Cana Verde foram incluídas na lista da Defesa Civil Estadual no dia 24 de novembro do ano passado

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Caixa Econômica Federal (CEF) iniciou, nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro, a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para trabalhadores residentes em municípios mineiros atingidos por fortes tempestades. Ao todo, 38 cidades de Minas Gerais estão na lista oficial, incluindo duas vizinhas imediatas de Lavras: Cana Verde e Itumirim.

A medida visa socorrer as famílias que tiveram prejuízos com as chuvas. O acesso ao recurso foi viabilizado após o reconhecimento do estado de calamidade pública ou situação de emergência pelos municípios e pelo Governo Federal.

Embora o benefício seja geral para as cidades afetadas, cada município possui um calendário específico baseado na data de homologação do desastre. Para os moradores das cidades vizinhas a Lavras, as datas limite para solicitação são: Cana Verde; os pedidos podem ser feitos até o dia 18 de março. Itumirim, os pedidos podem ser feitos até o dia 23 de março. Nas demais cidades mineiras, o prazo máximo, dependendo da localidade, estende-se até 3 de maio.

Para ter direito ao valor, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos: Possuir saldo disponível em conta vinculada de FGTS (ativa ou inativa); não ter realizado saque por motivo de calamidade em período inferior a um ano; residir em área oficialmente atingida, conforme listagem da Defesa Civil municipal. O saque máximo permitido é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, desde que haja saldo disponível.

A Caixa reforça que não é necessário comparecer a uma agência física. Todo o processo deve ser feito pelo Aplicativo FGTS. Ao abrir o app, selecione a opção "Meus Saques", depois escolha "Outras Opções de Saque" e selecione o motivo "Calamidade Pública". Em seguida selecione o município de residência e clique em continuar.

Encaminhe os documentos necessários (RG, CPF e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade), depois indique uma conta bancária de qualquer instituição (ou o Caixa Tem) para receber o dinheiro sem custos.

O prazo para o crédito na conta após a aprovação da documentação pela Caixa é de cinco dias úteis.

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
Para quem leva a informação a sério.
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras