
Imagem ilustrativa
.

@jornaldelavras

@jornaldelavras

(35) 99925.5481
O Governo de Minas Gerais inicia, na próxima segunda-feira, dia 9 de fevereiro, a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. O cronograma de vencimentos da primeira parcela (ou cota única) segue o final da placa e se estende até o dia 13 de fevereiro.
Para os motoristas que desejam economizar, o estado oferece duas modalidades principais de desconto, o da Cota Única, que é o pagamento integral em fevereiro garante 3% de desconto.
Também tem o Programa Bom Pagador, para quem manteve os impostos em dia nos anos de 2024 e 2025 recebe automaticamente mais 3% de desconto. Quem se enquadra nos dois critérios pode obter uma redução total de 6% no valor do imposto.
Uma mudança importante na legislação isentou mais de 3,3 milhões de veículos com 20 anos ou mais de fabricação. A isenção é automática para carros de passeio, motos e caminhonetes. Contudo, atenção: esses veículos não estão isentos da Taxa de Licenciamento (TRLAV), que deve ser paga normalmente.
A Secretaria de Fazenda (SEF/MG) alerta para o aumento de tentativas de fraude. Para garantir a segurança, o contribuinte deve consultar pelos canais oficiais: Use o site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda, o aplicativo MG App ou o telefone 155.
Além do Pix, o pagamento pode ser feito nos guichês ou apps do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander e casas lotéricas, apenas com o número do Renavam. (Registro Nacional de Veículos Automotores).
O não pagamento nas datas previstas gera multas diárias que começam em 0,3% (IPVA) e 0,15% (Taxa de Licenciamento), podendo chegar a 20% após o 30º dia, além da incidência de juros baseados na taxa Selic.
.jpg)
.