Escorpiões estão sendo capturados em toda cidade
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Prefeitura de Lavras, através de sua coordenadoria de Vigilância Ambiental, afirmou hoje, quarta-feira, dia 11, que não houve aumento de aparecimento e acidentes com escorpiões em Lavras. Segundo aquele órgão, os números estão dentro da média anual.
Como forma de comprovação, a Prefeitura divulgou dados de uma planilha e gráficos da Vigilância Ambiental.
De acordo com a Prefeitura de Lavras, este ano, o número de aparecimento de escorpiões em Lavras foi menor que nos anos anteriores, ela afirma que foram apenas 95 registros, e que nos anos anteriores, foram mais. Veja a planilha e gráficos divulgados pela Prefeitura:
Coincidentemente, um novo vídeo foi postado hoje nas redes sociais com aparecimento de mais escorpiões no muro do Cemitério da Saudade (vídeo abaixo). Este é o segundo vídeo, e o primeiro vídeo pode ser conferido clicando aqui. Além disso, no Instagram da Rádio Cultura foi publicado um outro vídeo de escorpiões andando no muro do Cemitério São Miguel.
Somente nestes três vídeos é possível contar mais de 20 escorpiões, será que estes escorpiões que aparecem nos vídeos já estão contabilizados nestes 95 registros?
Ontem, terça-feira, dia 10, por volta de 16h, uma jovem passava pela rua Chagas Dória e de repente ela se assustou ao ver no passeio um escorpião andando. Ela gritou e apareceram algumas pessoas e uma delas, estava calçada com botas e pisou no escorpião, esmagando o aracnídeo. A jovem que passou por esta experiência é moradora da rua Saturnino de Pádua e foi ela que nos reportou o fato na manhã de hoje, antes mesmo da divulgação dos números do gráfico.
Certamente este escorpião também não está contabilizado nestas 95 aparições mencionadas pela prefeitura. A jovem está à disposição da Vigilância Ambiental para reportar o fato e apontar o exato local da aparição.
Opinião do Jornal de Lavras
O fato é que com saúde pública não se faz politicagem, não se brinca com isso, não se deve mascarar uma realidade, isso sim pode manchar a administração pública. Esconder o que está a olhos vistos pode custar a vida de alguém. A cidade vive sim uma infestação descontrolada de escorpiões e essa é a realidade. O que a Prefeitura deveria fazer não é tentar esconder o que é notório, mas buscar formas efetivas de combater o que todos estão vendo que existe. Isso sim é função da administração municipal.
Eduardo Cicarelli - Jornal de Lavras
|
|