A menina ficou internada 24 horas sob observação médica
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Mais um caso assustador de criança picada por escorpião em Lavras em menos de duas semanas, o primeiro caso terminou de forma trágica, um menino de cinco anos morreu depois de ter sido picado no dia 24 de novembro no campus da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Desta vez foi uma menina, também de 5 anos, ela foi picada em casa, na rua José Júlio de Souza, no bairro São Vicente.
A reportagem do Jornal de Lavras entrou em contato com a mãe da menina, Stella Assunção Silva Santos. Ela contou que o acidente aconteceu na quinta-feira, dia 5, à noite, quando voltavam da praça, onde foram comer um lanche. Quando elas chegaram em casa, a garota subiu para o segundo andar da casa, instantes depois a menina começou a gritar desesperada, a mãe correu em sua direção e a encontrou já na escada descendo. Questionada, ela contou que um bicho grande, que ela não sabia qual, havia picado seu pé.
A mãe correu até o quarto e encontrou um escorpião no piso. Imediatamente ela ligou para um parente que chegou e capturou o aracnídeo, em seguida, correram com a criança para a Santa Casa, para ser atendida pelo plano de saúde.
Na Santa Casa, Stella disse que foi imediatamente atendida e a criança foi levada para a emergência. Segundo Stella, a médica fez contato com o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, que é referência em Minas Gerais sobre o assunto para maiores informações.
A médica ainda ligou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pediu que fosse enviado imediatamente o soro antiescorpiônico para um atendimento de urgência, o que foi também imediatamente providenciado pela UPA de Lavras.
A criança ficou internada 24 horas sob observação da médica, neste tempo ela teve um pouco de febre e dor. Na sexta-feira, por volta das 13h, a criança foi liberada para voltar para casa, porém, com uma série de observações, dentre elas, caso a menina tivesse qualquer anormalidade nas 48 horas seguintes, que ela fosse imediatamente levada de volta a Santa Casa.
Stella disse que a criança não teve mais nada, porém, ela, a mãe, está em pânico, pois ela tem também uma bebê de cinco meses. Ela disse que já não consegue mais dormir sossegada, que passa grande parte da noite vigiando as duas meninas e fiscalizando toda a casa. Durante o dia movimenta todos os móveis e objetos para ver se não tem mais escorpiões.
Ao lado de sua casa tem um terreno baldio com vegetação alta (foto abaixo) e ela acredita que o escorpião que entrou na sua residência e picou sua filha tenha vindo deste terreno.
Ela disse que a imagem da menina gritando e a do escorpião no piso do quarto da criança não saem de sua cabeça.
Fato é que Lavras está vivendo uma infestação de escorpiões, eles são flagrados andando nos muros dos cemitérios, são encontrados nas casas, no comércio e até nas escolas. A situação requer uma urgente providência por parte do poder público.
|
|