Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 04/11/2024 11:24 - Atualizada em: 04/11/2024 16:40
1º Seminário de Cultura Afro-brasileira será realizado em Lavras

As danças africanas são consideradas manifestações culturais dos povos africanos que costumam se expressar ritualmente, elas enriquecem a cultura afro-brasileira 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Lavras vai sediar o 1º Seminário de Cultura Afro-brasileira na próxima semana, ele será realizado no auditório do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), no dia 13, quarta-feira, a partir das 14h, e se estendera até às 21h30.

O objetivo do evento é levar para discussão temas relacionados à tolerância religiosa no contexto das religiões de matriz africana, promover letramento racial por meio da experiência com as religiões de matriz africana na cidade de Lavras, estreitar a aproximação entre o Unilavras e os povos de terreiro de Lavras, abrindo a instituição para a diversidade etnico-racial e religiosa, além de discutir temas transversais ligados à igualdade etnico-racial, religiões de matriz africana, empoderamento da mulher negra e cultura popular.

A escolha do mês de novembro para a realização do evento é uma referência a duas importantes datas para a comunidade afro-brasileira: no dia 15, em 2012, foi instituído o Dia Nacional da Umbanda, comemorado, instituído pela Lei nº 12.644/2012; e no dia 20, é comemorado o Dia da Consciência Negra, quando se comemora o Dia de Zumbi dos Palmares, data instituída pela Lei nº 12.519/2011, e que a partir de 2023 se tornou feriado nacional.

Como a programação do evento é extensa, ela foi dividida em dois períodos: no período da tarde terá duas oficinas, uma sobre os pontos cantados, que são músicas sagradas entoadas durante os rituais umbandistas. A oficina de Musica de Terreiro será realizada das 14h às 15h30.

A outra oficina será sobre vestimentas e indumentárias usadas nos rituais religiosos, a oficina sobre Vestimentas de Terreiro será ministrada das 16h às 17h30.

Já no segundo período, a partir das 19h, será realizada uma Roda de Conversa com quatro sacerdotisas de terreiros, serão quatro Mães de Santo de Lavras que vão contar suas experiências como mulheres autorizadas pelos deuses religiosos para ministrar a religião.

O evento se encerra às 21h30 com um coffee break.

O 1º Seminário de Cultura Afro-brasileira é uma parceria entre o Curso de Psicologia do Unilavras, o Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa, o Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial de Lavras, DCE Renovação Unilavras e o Projeto Paideia. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

 

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras