
Auditório Martha Roberts, onde serão realizados grande parte das atrações da Fli Lavras 2024
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
Tem início hoje, sexta-feira, dia 25, a Fli Lavras 2024, é a Feira Literária de Lavras, que está na sua terceira edição. O evento terá homenagens, Mesa de discussão, entrega de prêmios, lançamento e show artístico.
O evento deste ano vai prestar uma homenagem a poeta mineira Adélia Luzia Prado de Freiras, a divinopolitana Adélia Prado. A patrona do evento os acadêmicos escolheram Maria Carolina Brasileiro de Castro, já falecida, e a Menção Honrosa foi denominada de Ângela Faria de Paula Lima, também já falecida, ambas eram integrantes da Academia Lavrense de Letras.
De acordo com a programação, hoje, às 18h30, no auditório Martha Roberts, no campus Kemper, na praça Augusto Silva, foi realizada a cerimônia de abertura do evento, com a composição da mesa e pronunciamentos do presidente da Academia Lavrense de Letras, da Secretária Municipal de Cultura e outras autoridades. Às 19h15, foi realizada a Conferência de Abertura, sobre a homenageada da terceira edição da Fli Lavras, a poeta Adélia Prado. A homenagem é da Curadora do Evento, a acadêmica Rosemary Chalfoun Bertolucci. Para encerrar o primeiro dia da Fli Lavras 2024, os presentes são agraciados com uma apresentação artística: Vitrine Musical.
Amanhã, sábado, dia 26, no período da manhã, às 8h30, no auditório Martha Roberts, na voz da atriz Denise Rodrigues Lima, será declamado o poema Voo, de Ângela Faria de Paula Lima.
Às 8h45, será formada a primeira Mesa de discussão, que vai abordar o tema "O protagonismo feminino na literatura brasileira: o poético e o poroso criando fissuras e rompendo barreiras". Farão parte da Mesa Rosana Cristina Ferreira Silva, Natania Aparecida da Silva Nogueira, Vagna Maria Oliveira Almeida.
Às 9h45, será a formação da segunda Mesa, que debaterá a Literatura memorialista: com Margarida Montejano e Marta Cortezão. Em seguida, às 10h45, haverá um intervalo.
Às 11h, a terceira Mesa de discussão, com o tema Desafio do século XXI: avanços e retrocessos na consolidação do espaço literário feminino e o mercado editorial. Para compor a mesa, Flávia Ferrari e Lutrícia Monti. Às 12h será o intervalo do almoço.
Às 13h30, ainda no auditório Martha Roberts, será realizada a entrega do prêmio à vencedora do concurso "Era uma vez uma garota".
Logo após, às 13h45, a formação da quarta Mesa de discussão, com o seguinte tema a ser abordado: O protagonismo feminino no cinema e na literatura: diálogo entre a obra literária "A hora da estrela", de Clarice Lispector e o filme homônimo, dirigido pela cineasta e roteirista Suzana Amaral. Para compor esta mesa foram convidados: Renato Franco e Cristiane Pederiva.
Às 14h45, mais um momento artístico: Aula espetáculo "Sai pra lá Maria Kafka", com o professor e artista Zé Pedro Antunes.
Às 16h, lançamento da Antologia 2024 da Academia Lavrense de Letras e de livros, em uma roda de conversa.
Às 17h, no jardim Homero Faria, na Casa da Cultura, será encerrado o evento com a presença da cantora Rosa Nunes, que vai interpretar Adriana Calcanhoto.
|
|
|