Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 11/10/2024 16:32 - Atualizada em: 11/10/2024 21:08
Barqueata em Macaia será um dos pontos altos da celebração da Padroeira na região

Embarcação com imagem da Padroeira é acompanhada por dezenas de barcos. Imagem de arquivo, foto: Adilson Alves

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Amanhã, sábado, dia 12 de outubro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a Padroeira do Brasil. Senhora Aparecida, ou Maria, é a representação da mãe de Jesus Cristo na igreja católica.

Amanhã é um feriado nacional e em todo o país haverá celebrações nas igrejas durante todo o dia.

Uma basílica com devoção a santa localizada no interior de São Paulo é o maior símbolo de peregrinação do país e maior templo católico do Brasil, que recebe diversos devotos a cada ano. Em 30 de Junho de 1980, o então Papa João Paulo II visitou o santuário.

As celebrações não se restringem apenas ao santuário, em todo o Brasil são celebradas missas e procissões. Na região de Lavras um dos eventos de mais destaque é a barqueata com a imagem da Padroeira que sai da Comunidade do Funil em Lavras e vai até Macaia, distrito de Bom Sucesso.

Dezenas de embarcações seguem a embarcação com a imagem da Padroeira, que desliza pelo espelho das águas até Macaia, quando é recebida com grande festa, festa que se inicia às 6h da manhã naquela comunidade, com a Alvorada com a Corporação Musical Senhora Aparecida.

Às 8h, uma romaria a pé sai do bairro Pedra Negra, em Ijaci, em direção a Macaia. Tem também uma cavalgada com concentração às 10h30 e seguindo em direção ao Sítio, às 15h. Às 11h, tem início a uma animada quermesse e venda de almoço.

Às 12h, o momento mais aguardado pelos fiéis: a chegada da barqueata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, saída da Comunidade do Funil. Na chegada haverá uma encenação da pesca milagrosa, representando o que aconteceu no rio Paraíba do Sul, em 1717, pelos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia.

Após a encenação, a imagem é entregue aos fiéis para mais uma demonstração de fé: a tradicional procissão que percorrerá as ruas do distrito de Macaia, finalizando com a celebração de missa.

Após as celebrações religiosas, será realizado um evento festivo às 16h, com show de Mayara Carvalho e o grupo Pagode com os amigos.

A organização deste evento religioso em Macaia é da paróquia São Bernardo do Claraval, com o apoio da Diocese de Oliveira.


Distrito de Bom Sucesso, Macaia é um dos pontos turísticos mais procurados da região. (Foto: Alessandro da Ponte do Funil)

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras