
Quase 20 mil abstenções em Lavras
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
No domingo, dia 6, dos 75.722 mil eleitores aptos a votar em Lavras, 19.950 mil não compareceram às urnas, o que representa 26,35% do eleitorado lavrense, um número muito expressivo de abstenção.
Foram quase 20 mil lavrenses que optaram por não escolher seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo, aqueles que nos representarão por quatro anos.
Mas o grande número de pessoas que não se interessaram pela escolha de seus representantes foi um fenômeno nacional, o número de eleitores que deixaram de votar em todo o país no primeiro turno neste domingo, dia 6, foi o segundo maior já registrado desde as eleições municipais de 1996. Cerca de 33,8 milhões de brasileiros não votaram, isso equivale a 21,71% do total de eleitores que estão aptos a votar.
O número expressivo de abstenção pode ser avaliado de diversos ângulos, mas certamente todas as análises vão convergir para a falta de confiança no processo político, isso porque as pessoas estão desalentadas com o nível das campanhas e candidatos.
Em São Paulo, por exemplo, 2,5 milhões de paulistanos não compareceram às urnas no primeiro turno no domingo, os debates acirrados promovidos pelas emissoras de TVs da capital paulista, com o nível protagonizado por alguns dos candidatos, afastou o eleitores não engajados.
Em Lavras, guardando as devidas proporções, a campanha também foi de um nível sofrível, com mentiras e ataques a uma instituição de saúde lavrense, à famílias e exposições de farto material desnecessário nas redes sociais. Além de afastar os eleitores, isso enfraquece a democracia.
.