
Estação de tratamento de água da Copasa
.
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
@jornaldelavras |
![]() |
(35) 99925.5481 |
A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) divulgou na manhã de hoje, quinta-feira, dia 3, mais uma nota para a população lavrense.
A nota menciona que a estiagem não afetou apenas Lavras, mas toda Minas Gerais. Segundo a Copasa, em Lavras a estiagem tem afetado a vazão dos mananciais, especialmente nos córregos Água Limpa e Santa Cruz, utilizados como fontes de captação de água, provocando oscilações no sistema de abastecimento.
A nota ainda afirma que foi ampliada a vazão para os consumidores, o que, segundo a nota, são mais 2,2 milhões de litros na sua capacidade de produção de água, reforçando assim o abastecimento aos moradores do município, graças à conclusão da interligação da adutora de água bruta que conecta a captação rio Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA), como também à perfuração de poços profundos, onde um deles já se encontra em plena operação. Outros poços continuam sendo perfurados na cidade, o que significa uma probabilidade de que o volume de água produzido possa aumentar ainda mais.
Sobre a interligação, de acordo com a Copasa é importante dizer que ela faz parte da primeira etapa das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Lavras, onde somente nesta etapa a empresa investiu cerca de R$ 23 milhões.
Plano de Manobras e Caminhões-pipa
A Copasa afirma ainda que até que o sistema de abastecimento de água esteja restabelecido, a concessionária também manterá em vigor o seu Plano de Manobras, como forma de minimizar as oscilações no abastecimento que ainda podem ocorrer. O plano divide a cidade em setores, que são abastecidos em momentos alternados.
Além disso, segundo a Copasa, a frota de caminhões-pipa continuará disponível na cidade reforçando o abastecimento, principalmente para clientes prioritários, como escolas, hospitais, creches, asilos, entre outros. Esses veículos também estão sendo utilizados para reforçar os reservatórios da Companhia em diversos pontos de Lavras, permitindo a distribuição de água pelas tubulações aos bairros da cidade.
A nota afirma ainda que para garantir a eficiência destas operações, a Copasa realiza um monitoramento contínuo e, caso seja identificada alguma área com dificuldades de abastecimento, equipes técnicas serão acionadas para solucionar o problema de forma ágil.
.