Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 06/09/2024 14:15 - Atualizada em: 07/09/2024 11:06
Falta de água em Lavras: conheça as propostas dos candidatos Fábio Cherem e Jussara Menicucci

Fábio Cherem e Jussara Menicucci, candidatos a prefeito de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Há alguns anos que o lavrense vem convivendo com a falta de água no período da estiagem, mesmo tendo três estações de captação: Água Limpa, Santa Cruz e rio Grande, sendo este último o que capta maior volume de água.

O problema é que a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) passou anos sem investir em melhorias da rede e, por isso, a Copasa não acompanhou o crescimento da cidade e o resultado é a falta de água neste período crítico.

Este ano a estatal investiu R$ 22 milhões na melhoria da rede de captação e distribuição e, em decorrência das obras, o abastecimento de toda a cidade tem ficado comprometido, com intermitências e isso tem deixado muita gente sem água.

O Jornal de Lavras elaborou uma pergunta simples e enviou via WhatsApp aos candidatos Fábio Cherem e Jussara Menicucci, o questionamento foi objetivo: "O que o senhor(a) vai fazer em relação a falta de água em Lavras?"

A pergunta foi enviada ao candidato Fábio Cherem na quarta-feira, dia 4, às 15h15 e para a candidata Jussara Menicucci às 15h18. Os dois candidatos responderam no dia seguinte ao questionamento. As respostas foram as seguintes:

 

Resposta do candidato Fábio Cherem

"Jussara e Copasa é só bla, bla, bla... e falta de transparência.

Alternativas para Solução do Problema:

1. Reforço na Fiscalização: Implementar um sistema de fiscalização mais robusto, com auditorias regulares e controle efetivo, para assegurar que todas as obrigações contratuais sejam cumpridas.

2. Revisão e Rompimento de Contrato: Revisar o contrato com a COPASA e considerar o rompimento do contrato, para buscar uma nova concessionária ou a gestão direta dos serviços de saneamento.

3. Investimento em Infraestrutura: Aumentar os investimentos na expansão da rede de abastecimento e na construção de novos reservatórios para melhorar a gestão dos recursos hídricos.

4. Melhoria no Tratamento de Efluentes: Modernizar as estações de tratamento de esgoto para garantir que atendam às normas ambientais e de saúde pública.

5. Desenvolvimento de Fontes Alternativas: Considerar o reservatório do funil como fontes adicionais de água, implementando projetos de captação e armazenamento para diversificar as fontes de abastecimento hoje existente.

Conclusão:

A Prefeita Jussara nem entende a gravidade da situação. A atual gestão só reage a percepção política negativa perante a população. Tudo no improviso. É ao mesmo tempo uma tristeza e um vexame para Lavras".

 

Resposta da candidata Jussara Menicucci

"Atualmente já aplicamos, via administração municipal, 03 multas decorrentes de processo administrativo disciplinar contra a Copasa.

Através da Procuradoria Geral do Município, ajuizamos ação em que encontra-se estabelecida uma multa de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) caso a Copasa interrompa o abastecimento de água por mais de 12 horas consecutivas em determinados pontos da cidade e estamos colhendo provas a respeito de tal descumprimento.

Através do Decreto Municipal 17.492 reconhecemos a caducidade do contrato de concessão havido entre o Município e a COPASA, com o intuito de realizar a rescisão do vínculo contratual com a possibilidade de que outras empresas interessadas venham a assumir os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Lavras.

Atuamos dentro da lei!

Nossa equipe tem agido em todas as frentes contra os absurdos praticados pela COPASA em desfavor do povo de Lavras.

Lembramos que desde o início deste mandato temos adotado uma postura combativa contra a empresa, e estamos atuando ainda contra a inércia das administrações anteriores à esta que por nada terem feito, levou a população à situação que nos encontramos.

Não admitiremos mais tamanho desrespeito com o povo de Lavras e continuaremos trabalhando para rescindirmos o contrato com a empresa".

 


Nota da redação:

A publicação segue a ordem alfabética dos nomes dos dois candidatos; as fotos são as mesmas que aparecerão nas urnas eletrônicas no dia 6 de outubro.

 
 



.
 
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras