Ijaci foi uma das 68 cidades onde foram encontradas inconsistências do serviço prestado pela Copasa
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) em janeiro avaliou os serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em 68 municípios mineiros e encontrou 995 problemas.
Entre os municípios avaliados, oito estão na região de Lavras, são eles: Ijaci, Nazareno, Cana Verde, São Thomé das Letras, Candeias, Santana da Vargem, Santana do Jacaré, São Vicente de Minas e Cristais.
A ação é resultado do Projeto MAIS Água & Esgoto, que tem como objetivo avaliar remotamente os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário a partir de informações que os prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Agência.
Nos sistemas de abastecimento de água foram verificados os volumes de água produzidos e perdidos na distribuição, os índices de atendimento, a ocorrência de paralisações, a qualidade da água e o cumprimento de prazos para atender a solicitações de usuários. Já nos sistemas de esgotamento sanitário foram averiguados os percentuais de atendimento com coleta, a ocorrência de extravasamentos de esgoto na rede coletora e a abrangência e eficiência do tratamento de esgoto.
Como referência, foram utilizadas resoluções da Arsae-MG e parâmetros técnicos. Após posicionamento do prestador de serviços, 810 dos problemas levantados, ou seja, 81,4% foram considerados concluídos.
|
|