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Em tempos de crise é preciso se reinventar. Essa máxima vale principalmente para o comércio, que, com a crise, viu o seu desempenho cair em relação a 2015. Para incentivar o consumo e recuperar as vendas, muitos estabelecimentos têm investido em ferramentas que garantem a volta e a retenção do consumidor. Cupons de desconto, promoções especiais e adesão a programas de fidelidade têm se tornado fundamentais para a sobrevivência dos negócios.
Neste contexto, o Dinheiro de Volta - devolução de parte do valor gasto na compra - surge como uma alternativa, pois entrega os resultados esperados pelas lojas e amplia o benefício oferecido ao consumidor.
Em Minas Gerais, as lojas têm inovado nas formas de (re)conquistar os clientes. O GF Supermercados, por exemplo, fechou uma parceria inédita com o Méliuz, empresa que devolve parte do dinheiro gasto. Desde o fim de setembro, os consumidores que fazem compras em sete das 11 lojas da rede recebem de volta, em dinheiro, 0,5% do valor gasto. Além disso, toda semana, produtos específicos têm uma porcentagem maior de dinheiro de volta. Nesses, o benefício chega a 50% do valor do item.
Adotar o Dinheiro de Volta tem se mostrado cada vez mais estratégico para as empresas. Além da divulgação e incentivo às vendas, as marcas garantem a retenção dos consumidores. Quase 100% dos clientes que resgatam dinheiro através do programa voltam a comprar. "Depois que as pessoas e as lojas entendem o que é o Dinheiro de Volta e comprovam que realmente funciona, não tem como não voltarem a usar", conta Ofli Guimarães, fundador e responsável pela expansão do Méliuz para estabelecimentos offline.
Como a empresa só paga pelo o que vender, o investimento é garantido e provoca uma percepção diferente do desconto. "Ao invés de deixar de gastar, o consumidor ganha. A sensação de ser recompensado é única", explica o fundador do Méliuz.
Lançada em 2011 e com mais de 2.000 lojas parceiras, o Méliuz já devolveu mais de R$ 19 milhões aos clientes. A base de consumidores que utiliza o programa já passou de 2,5 milhões e está só aumentando.
Como Funciona
Para receber o dinheiro de volta, na hora de pagar a compra feita no GF Supermercados, o consumidor precisa avisar ao caixa que gostaria de usar o Méliuz e informar o número do seu celular. Após, ele recebe uma mensagem de texto com um link para se cadastrar (caso ainda não seja cliente do Méliuz) ou para validar a compra e confirmar o valor no extrato da conta do Méliuz. Ao completar R$ 20, o cliente pode solicitar o resgate e receber o dinheiro em sua conta bancária, sem pagar nada por isso.
Sobre o Méliuz
Lançado em 2011, o Méliuz é uma empresa que disponibiliza, gratuitamente, cupons de desconto das melhores lojas online e ainda devolve ao consumidor parte do valor gasto em compras, direto na conta bancária. A proposta é simples: as lojas pagam para anunciar no Méliuz e, toda vez que o cliente faz uma compra através do site www.meliuz.com.br, a empresa devolve, em dinheiro, parte desse valor ao usuário. Todo mundo se beneficia.
No segundo semestre de 2016, o Méliuz passou a atuar também em estabelecimentos físicos. A primeira parceria offline foi com a Choperia Almanaque, em Belo Horizonte. Essa foi a primeira vez que o sistema de Dinheiro de Volta chegou às lojas físicas, no Brasil.