
O monitoramento do nível de glicose é fundamental para os diabéticos. Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom Agência Brasil
.

@jornaldelavras

@jornaldelavras

(35) 99925.5481
Hoje, dia 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes, uma data para alertar sobre a crescente prevalência dessa doença crônica. Segundo o Atlas de Diabetes 2025, em todo o mundo 589 milhões de adultos já convivem com a doença, número que deve atingir 853 milhões até 2050. A doença causou cerca de 3,4 milhões de mortes em 2024.
Muitos acreditam que o diabetes surge apenas pelo excesso de doces, mas a realidade é mais complexa. O diabetes do tipo 2, o mais comum, está fortemente ligado ao acúmulo de gordura visceral (na barriga), resultado do excesso de calorias na dieta (especialmente ultra processados) e do sedentarismo.
Outros tipos de diabetes, que incluem o diabetes do tipo 1 e formas importantes como o diabetes gestacional (durante a gravidez) e tipos raros de origem genética.
Viver bem com diabetes é totalmente possível graças aos avanços tecnológicos e novos medicamentos. O controle da glicemia tornou-se mais prático e seguro.
Além do acompanhamento médico deve-se adotar hábitos saudáveis, como atividades físicas, que é um "remédio natural" aumentando a sensibilidade à insulina e auxiliando na regulação do peso. Lembrando que exige ajuste profissional para evitar hipoglicemia.
O diagnóstico tardio é o maior risco. A hiperglicemia leve pode não ter sintomas claros, o que gera o ditado "o diabetes não se sente, se mede". Por isso, é essencial fazer exames de rotina, principalmente em casos de histórico familiar, sobrepeso ou outros fatores de risco, para prevenir complicações graves nos rins, olhos e coração.
Em Lavras, todos os postos de saúde estão equipados para a realização de testes de glicemia. Este exame é realizado tanto para diagnóstico como para o monitoramento do diabetes.
|
|
|