Foto: divulgação
.
@jornaldelavras
@jornaldelavras
(35) 99925.5481
A Equipe Troia, do Núcleo de Estudos em Tecnologia, Robótica, Otimização e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Lavras (Ufla), teve um desempenho de destaque na Robocore Experience 2025, realizada entre os dias 18 e 22 de junho, na Arena BRB – Mané Garrincha, em Brasília (DF). Ao todo, o grupo subiu ao pódio cinco vezes, representando a Universidade com treze projetos em diferentes categorias da competição, que vão desde robôs de combate e autônomos até times de hockey.
Entre os principais resultados, a equipe sagrou-se campeã na categoria Hockey Pro (6,8 kg) com o time de robôs Tesla, que se consagrou decacampeão nacional. Com histórico de vitória no campeonato mundial Robogames (EUA), em 2017, o Tesla segue como o atual líder do ranking brasileiro nesta categoria. Também no hóquei, a Troia foi campeã na categoria Hockey Mini (3,4 kg), tornando-se bicampeã nacional. O time, que estreou em 2024 quebrando o recorde de saldo de gols da competição, rendeu à equipe o troféu de Melhores Pilotos naquele ano.
Na categoria Beetleweight (1,36 kg), o robô Cavaco garantiu a medalha de prata. Criado em 2015, ele ocupa atualmente o 3º lugar no ranking nacional da categoria, segundo a Robocore, empresa responsável pelas principais competições de robótica no Brasil. Outro destaque foi o robô Bjorn, que também ficou com a medalha de prata na categoria Hobbyweight (5,44 kg), repetindo o feito do ano anterior. Bjorn está entre os dez melhores robôs nacionais da categoria e foi destaque internacional ao participar da National Havoc League, realizada em Norwalk (EUA). Na Robocore Experience deste ano, protagonizou a melhor luta da competição, segundo os organizadores.
No campo dos robôs autônomos, o projeto FIFI conquistou o segundo lugar na categoria Futebol Simulado Mini. Desenvolvido com foco em técnicas de programação e inteligência artificial, o robô utiliza visão computacional para interpretar e reagir ao ambiente de jogo.
A Robocore Experience é reconhecida como a maior competição de robótica da América Latina, reunindo centenas de projetos de instituições públicas e privadas de todo o país. A edição de 2025 contou com 736 competidores e 394 projetos inscritos, distribuídos em categorias como combate (180 projetos), sumô (111), hockey (19), seguidores de linha (49), trekking (8), art bot (3) e futebol (23). A competição ocorre em paralelo à Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia e cultura pop do continente.
Os projetos da Equipe Troia foram desenvolvidos sob orientação do professor Felipe Oliveira e Silva, da Escola de Engenharia da Ufla (EENG). Atualmente, o grupo conta com 20 membros ativos, divididos entre as áreas de Mecânica, Eletrônica e Gestão & Marketing. Os estudantes são oriundos de diversos cursos, com destaque para Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Física, Engenharia Química, Administração e Ciência da Computação.
Resultados gerais da Equipe Troia:
Combate:
-Bala no Alvo (150g) – 16º lugar
-Spirit (454g) – 13º lugar
-Matador (1,36 kg) – 5º lugar
-Cavaco (1,36 kg) – 2º lugar
-Bjorn (5,44 kg) – 2º lugar
-Furiosa (5,44 kg) – 7º lugar
-Pegasus (13,6 kg) – 4º lugar
-Ragnar (27,2 kg) – 6º lugar
Hockeys:
-Marke Hockey Team – 5º lugar
-Newton Hockey Team – 1º lugar
-Tesla Hockey Team – 1º lugar
Autônomos:
-Karminha Sumô Mini RC (500g) – 17º lugar
-FIFI Soccer Team – 6º lugar
-FIFI Soccer Team Virtual – 4º lugar
Para saber mais sobre os bastidores e a rotina da equipe, acompanhe o perfil oficial da Equipe Troia no Instagram: @troia_ufla
|
|