Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Matéria Jornalística /


Publicada em: 14/04/2024 20:35 - Atualizada em: 15/04/2024 09:39
Pesquisa na Ufla conclui que mosquito da dengue pode picar pessoas por cima das roupas - veja vídeo
A pesquisa mostra que mosquito Aedes aegypti se adapta às situações

Professora e doutora Joziana Muniz de Paiva Barçante, pesquisadora na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias no Departamento de Medicina da Universidade Federal de Lavras, é referência nacional em se tratando de doenças infecto parasitárias e doenças negligenciadas

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Um estudo promovido pela equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), mostrou que mesmo as pessoas estando vestidas com roupas, o mosquito Aedes aegypti consegue sugar o sangue e inocular o vírus da dengue, zika ou chikungunya por cima das roupas.

A pesquisa foi coordenada pela professora pós-doutora em parasitologia e imunoparasitologia Joziana Barçante, do Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb), Joziana Barçante, que ganhou notoriedade durante a pandemia do novo coronavírus, quando ela e dois outros pesquisadores, o professor Victor Satler Pylro e o médico José Cherem, conseguiram, no Laboratório de Ecologia Microbiana e Bioinformática (MEB-LAB-Ufla), sequenciar e identificar mais uma variante do SARS-CoV-2, a Ômicron, que foi classificada como Variante de Preocupação, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Agora a professora Joziana apresentou este estudo através do qual mostra que o mosquito Aedes aegypti consegue picar as pessoas por cima da roupa, inclusive, aponta que 75% das picadas ocorrem dessa forma. A equipe do Nupeb mostrou que o mosquito se adapta às situações.

A fêmea do mosquito Aedes aegypti, após a cópula, precisa de sangue para reproduzir. A professora Joziana Barçante filmou três fêmeas que havia cruzado com um macho em laboratório pousando em seu jaleco, procurando na trama no tecido, um local que possibilitasse a elas introduzirem seu aparelho bucal através de um espaço e começar a sugar o sangue, quando consegue, percebe-se que seu abdômen começa a encher de sangue, esse processo é denominado de hematofagia.

Veja o vídeo, vídeo este que viralizou na internet e foi assistido por milhares de pessoas em todo o Brasil.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras