Giroflex Bombeiros. Foto ilustrativa: Arquivo Jornal de Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Foi sepultada ontem, terça-feira, dia 26, em Monte Sião, no Sul de Minas, o corpo da menina Laura Amorim Reis, de 2 anos (foto abaixo), ela se afogou numa piscina na zona rural do município no dia 25, Dia de Natal.
A menina estava no sítio com os pais e um irmão quando, em dado momento, a mãe notou a falta de Laura e começaram a procura-la. O pai da menina a encontrou boiando na piscina já sem vida.
O calor, período de férias e a chegada da estação mais quente do ano acendem o alerta para casos de afogamentos de crianças como este ocorrido no Dia de Natal em Monte Sião. Estatísticas apontam que o período do verão, entre os meses de dezembro e março, concentram 45% das ocorrências no país.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), uma criança morre afogada no Brasil a cada três dias, sendo essa a principal causa de morte de crianças entre um e quatro anos de idade.
O Corpo de Bombeiros de Lavras alerta para os cuidados que devem ser tomados nesta época do ano em relação às crianças como: instalar barreiras que controlem o acesso à água como cercas, portões, cadeados, capa e alarmes; ensine às crianças a não correr, empurrar, pular em outras crianças, ou qualquer outra atitude que possa trazer riscos em piscinas, lagos, rios e mar; mantenha cisternas, tonéis, poços e outros reservatórios domésticos sempre trancados.
O principal é nunca deixar crianças sozinhas, principalmente dentro ou próximas da água; se estiver numa piscina ou lago, coloque colete salva-vidas nas crianças, o colete é o equipamento mais seguro para evitar afogamento. Em caso de acidentes acione imediatamente um serviço de emergência como Samu (192), ou Corpo de Bombeiros (193).
|
|