O fogo produzido por carbureto só pode ser contido com extintores de incêndio com pó químico
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Na noite de ontem, segunda-feira, dia 31, o Corpo de Bombeiros de Lavras foi acionado pela Defesa Civil de Itutinga para combater um início de uma combustão de carbureto de cálcio, um produto que em contato com a água produz um gás tóxico e altamente inflamável. O carbureto é usado, entre outras coisas, para produzir fogo em aparelho de soldagem a oxigênio.
Os bombeiros foram informados pelo motorista da carreta que, em decorrência das péssimas condições da rodovia BR-265, onde ele estava trafegando, parte da carga se deslocou com a movimentação sobre os buracos da via e se soltou, ficando exposta a chuva, o que fez com que o carbureto entrasse em combustão.
Ao perceber as chamas, o condutor da carreta parou no trevo de Itutinga, se apossou de dois extintores de incêndio e conteve às chamas. A carga não foi derramada na via ou no acostamento, com isso não foi carreada pelas águas da chuva e não chegou a contaminar nenhum curso d'água.
Após análise técnica de uma empresa especializada em gestão ambiental, bem como avaliação de possíveis riscos, o veículo foi liberado para seguir viagem até a sede da empresa. O Corpo de Bombeiros e o motorista contaram com o apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil de Itutinga.
|
|