Folhas de café podem auxiliar no tratamento do mal de Parkinson, apontou pesquisa realizada na Universidade Federal de Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (Ufla) chegou à conclusão de que as folhas de café podem ser utilizadas no tratamento do mal de Parkinson, doença que afeta o sistema nervoso.
As folhas, que normalmente são descartadas, possui, segundo os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal (PPGFV/Ufla), o composto Levodopa (ou L-DOPA), um fármaco que é usado no tratamento do Parkinson.
Os pesquisadores ressaltam ainda que vários outros compostos de importância medicinal também foram previamente observados nas folhagens e que, com futuros estudos aprimorados, será possível uma compreensão mais profunda de todas as possíveis aplicações na medicina. A pesquisa na Ufla abre caminho para o uso dessas folhas com importantes usos medicinais.
É uma prática comum, entre trabalhadores da zona rural o consumo de chá feito a partir das folhas dessa planta. O chá de folhas de café é uma fonte de nutrientes, mas os pesquisadores orientam que se deve tomar cuidados: as folhas devem ser muito bem higienizada e de preferência, extraídas de plantas que não tenham sido pulverizadas com agrotóxicos.
Para saber mais sobre esta pesquisa e conhecer os cientistas envolvidos no estudo, clique aqui e acesse a página da Ufla.
ciencia.ufla.br/reportagens/saude/958-folhas-de-cafe-podem-auxiliar-no-tratamento-do-mal-de-parkinson
|
|