Barragem do Funil
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Foi realizado na tarde de hoje, sábado, dia 28, marcado para às 15h, o simulado de evacuação dos moradores que moram abaixo da represa da Hidrelétrica do Funil. O simulado de Evacuação de Emergência tem a participação das coordenadorias municipais de Defesa Civil de Lavras e Ribeirão Vermelho, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e técnicos da Aliança Energia.
O exercício faz parte das medidas contínuas de prevenção e educação previstas no Plano de Ação de Emergência (PAE) e é uma ação destinada para pessoas que vivem às margens da bacia do rio Grande, nas chamadas Zonas de Autossalvamento, nos municípios de Ribeirão Vermelho e Lavras. Uma centena de profissionais são mobilizados para a ação, que dura cerca de uma hora.
O Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica do Funil é realizado anualmente, ele é obrigatório em todos os municípios que se localizam abaixo das barragens e que já possuem um sistema de alerta e de prevenção para que a população seja avisada e saiba se orientar de maneira eficaz no caso de alguma intercorrência.
Desde 2019, as sirenes que compõem o sistema de alerta são testadas periodicamente e a comunidade é orientada por meio de campanhas e ações de comunicação sobre como proceder em caso de emergência.
|
|