O Césio-137 é um material radioativo altamente perigoso
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
A Polícia Civil está investigando o furto de duas fontes de Césio-137 na mineradora AMG, em Nazareno, no Campo das Vertentes, as fontes estão desaparecidas há seis dias, desde o dia 29 de junho.
O desaparecimento das fontes de Césio-137 está sendo investigado também pelo CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), órgão do governo federal.
Há quase 36 anos, em setembro de 1987, ocorreu em Goiânia (GO) o maior acidente radioativo da história do Brasil e um dos maiores do mundo, quando um aparelho de radioterapia foi aberto em um ferro-velho naquela cidade, nele havia o Césio-137. A contaminação atingiu centenas de pessoas. No total, foram monitoradas mais de 110 mil pessoas. Duzentas e quarenta e nove tiveram contaminação significativa.
Responsáveis pela mineradora, assim que perceberam o desaparecimento das fontes como material radioativo, acionaram a polícia, fizeram o boletim de ocorrência e acionaram também os órgãos de fiscalização.
Policiais civis e militares das cidades da região estão fazendo rastreamento nos depósitos de ferro-velho em busca das fontes radioativas, elas são extremamente perigosas se forem violadas.
Em nota, a empresa diz que "lamenta profundamente qualquer preocupação que possa causar às comunidades vizinhas. Como a segurança e o bem-estar de todos os esforços possíveis para resolver a situação o mais breve possível". Hoje, quarta-feira, dia 5, equipes do CNEN chegam a Nazareno.