Caroneiro não usava capacete e queda poderia ter graves consequências
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Lavras é uma das cidades do interior de Minas que mais tem quebra-molas. Eles normalmente são requeridos por vereadores que muitas vezes parecem estar em uma disputa de quem tem mais pedidos de quebra-molas atendidos pela prefeitura.
Muitos acidentes já ocorreram em quebra-molas em Lavras, alguns até com mortes. Um acidente foi flagrado por uma câmera na avenida Silvio Menicucci, a perimetral. Ele poderia ter sido fatal, visto que o caroneiro não estava usando capacete (veja vídeo abaixo).
A norma do Conselho Nacional de Trânsito considera que a implantação dessas ondulações transversais só deve acontecer após um estudo de engenharia de tráfego – o que não é o caso de Lavras – e caso este não aponte alternativas eficazes para redução de velocidade e acidentes. Esse estudo é importante porque a colocação de quebra-molas também tem seus efeitos colaterais.
As lombadas, de uma maneira geral, atrasam bombeiros e ambulâncias em situação de emergência, geram a perda da fluidez do tráfego ou até congestionamentos em avenidas movimentadas em horário de pico, podem transferir o tráfego para ruas vizinhas, aumentam o consumo de combustível, podem causar desconforto aos passageiros dos coletivos (principalmente gestantes e pessoas com fraturas), aumentam a poluição sonora com brecadas e arrancadas e podem causar acidentes se não observada a sinalização existente. Por isso, toda instalação de quebra-molas deve ser bem pensada e planejada, sempre dependendo de um estudo prévio que avalie a possibilidade da adoção de outras medidas. Sem esse estudo, a lombada pode ser considerada irregular.
|
|