Céu azul na manhã desta segunda-feira em Lavras. Foto: Jornal de Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Os lavrenses vão passar, pelo menos até o dia 10 de maio, "dias de verão", isso porque uma onda de calor que ganhou força no Mato Grosso do Sul e no Paraná migrou para a Região Sudeste e deve se estender pela primeira quinzena de maio.
De acordo com o Climatempo, essa onda de calor tem origem em uma área de alta pressão na média atmosfera. A área de alta pressão atuará como um bloqueio atmosférico, ou seja, barrando a chegada de frentes frias. Além disso, esse sistema também deve intensificar o ar de cima para baixo. Como resultado, diminui a formação de nuvens, mantém o ar seco e faz as temperaturas subirem.
Hoje, segunda-feira, dia 29, as temperaturas em Lavras vão variar entre 19ºC para a mínima e 30ºC para a máxima. Até quarta-feira, dia primeiro de maio a máxima permanecerá em 30ºC já as mínimas vão variar entre 17ºC a 19ºC. Na quinta-feira, dia 2, a máxima se eleva e chega aos 31ºC com mínima de 18ºC. Na sexta-feira, dia 3, a temperatura volta aos 30ºC mantendo sempre as mínimas entre 16ºC a 19ºC.
Nestes dias não tem previsão de chuva para Lavras e o que preocupa é o ar seco. Com o tempo seco cresce a prevalência de doenças como rinite e conjuntivite alérgicas, pois os agentes causadores das alergias - como poeira, poluição e pelos de animais - ficam mais tempo suspensos no ar. Quem não se hidrata corretamente também corre risco de potencializar viroses e infecções bacterianas.