Salve Jorge no terreiro e no altar
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
O Dia de São Jorge, o santo padroeiro do Rio de Janeiro, é dia 23 de abril. Jorge era um guerreiro cristão, ele foi morto em 303 d.C porque teria se negado a matar e perseguir cristãos, era uma ordem direta do imperador romano Diocleciano, por desobedecer as ordens do imperador. Conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril, essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo São Jorge.
O Dia de São Jorge este ano vai cair numa terça-feira e como o dia 21 é feriado, além de ser domingo, os devotos farão homenagens a São Jorge no dia 21, como o Castelo São Jorge Nagô, na rua Alfredo Marani, no bairro Cruzeiro do Sul, em Lavras. O Castelo São Jorge Nagô irá realizar a tradicional Festa de São Jorge.
A Celebração começará às 9h, com a Carreata com a imagem de São Jorge, que sairá do Quilombo São Benedito em direção à praça Augusto Silva, e depois retornará ao Quilombo. À tarde, às 15h30, haverá uma apresentação musical da Fraternidade Águas de Maria, com hinos do Hinário da Amizade; às 16h haverá um cortejo com as imagens de São Jorge e Santa Barbara; e às 16h30, Toque ao Sagrado Orixá Ogum.
A celebração acaba com o Toque e cede lugar a uma festa com uma animada roda de samba, regada à feijoada e cerveja. Pai Tallyson, do Castelo São Jorge Nagô, convida a todos para festejar o santo de maior devoção no Brasil.
São Jorge está presente em letras de música, de samba-enredo, a equipes de futebol e em outros elementos culturais. Além da igreja católica, ele está nas religiões de matriz africana, como o candomblé e umbanda, que também veneram São Jorge, porém, com outra nomenclatura: Ogum.
|
|