Profissionais estão qualificando para enfrentar o surto de dengue que avança em todo o país
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Foi realizado esta semana, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um curso de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Saúde com médicos e enfermeiros sobre o manejo clínico da dengue. O treinamento é resultado de uma capacitação realizada recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde, em Belo Horizonte, com equipes de saúde enviadas pelos municípios. O treinamento teve como objetivo auxiliar esses profissionais na identificação e tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença.
Os participantes foram orientados quanto ao reconhecimento dos sinais e sintomas da dengue, zika e chikungunya, e sobre o manejo correto dos pacientes, de acordo com os grupos de classificação da dengue. Com essa capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde dá mais um passo para oferecer atenção adequada àqueles que venham a ser atendidos no sistema de saúde.
Entre os módulos da capacitação foram destacados a organização e estrutura da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada da população, a abordagem sindrômica das arboviroses, o manejo clínico da dengue para os grupos A, B, C e D, além de particularidades do manejo em crianças.
Lavras está adotando uma série de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti e de conscientização dos moradores sobre os cuidados que devem ser adotados. Entre os principais sintomas da dengue, estão dores no corpo e de cabeça, febre e manchas avermelhadas pelo corpo. A orientação é que, ao apresentar sinais, a população busque atendimento nos PSFs e não se medique, uma vez que alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios, são contraindicados e podem piorar o quadro da doença.
|
|