O primeiro carregamento de vacinas Qdenga destinados a Minas Gerais chegou hoje de manhã. Foto: Rodrigo Castro / Ministério da Saúde
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Na manhã de hoje, quinta-feira, dia 22, por volta de 9h, chegaram a Minas Gerais as primeiras doses de vacina contra a dengue, como foi anunciado anteriormente pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ao todo são 78.790 doses destinadas a crianças de 10 e 11 anos em 22 cidades do estado.
As vacinas produzidas por um laboratório chinês, a Qdenga foram entregues na Central Estadual da Rede de Frio, mas ainda não há previsão de quando será a distribuição para os municípios contemplados.
As vacinas serão ministradas em crianças de Belo Horizonte e mais crianças de 21 cidades de Minas, elas vão receber o imunizante, que é aplicado em duas doses. As cidades contempladas estão, em sua maioria, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e na Região do Vale do Rio Doce.
Os critérios para a escolha das regiões atenderam a três quesitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que são: formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2, que é um dos quatro sorotipos de vírus da dengue.
As cidades que vão receber o imunizante são: Belo Horizonte, Caeté, Nova Lima, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Sabará, Coronel Fabriciano, Belo Vale, Timóteo, Jaboticatubas, Pingo d'Água, Raposos, Jaguaraçu, Rio Acima, Antônio Dias, Córrego Novo, Dionísio, Marliéria, Nova União, Santa Maria de Itabira, Taquaraçu de Minas e Moeda.
|
|