Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais Fábio Baccheretti: "Minas terá seu pior ano epidêmico de dengue"
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
O avanço da dengue em Minas Gerais já colocou pelo menos 52 municípios em situação de emergência, o número foi contabilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) até o final do dia de ontem, segunda-feira, dia 19. Desses, quatro são do Sul de Minas, são eles: Machado, Monte Belo, Passos e Varginha.
De acordo com o Ministério da Saúde, Minas Gerais já ultrapassa os 218 mil casos prováveis de dengue, desses, 19 evoluíram para a morte. Minas Gerais é o estado com maior número de casos de dengue no país, seguido por São Paulo (111.470). É o segundo maior coeficiente de incidência, atrás somente do Distrito Federal (2.814,5 casos por 100 mil habitantes).
Na prática, a decretação de situação de emergência permite adoção de medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção da epidemia, facilitando a compra de insumos e materiais e a contratação de serviços.
Lavras tem, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgados ontem, dia 19, segunda-feira, 231 casos confirmados da doença.
Na região as cidades que mais casos registrados são: Passos, com 1.748; Varginha com 1.348; Campo Belo com 706; Cana Verde com 518 e São João del-Rei, no Campo das Vertentes, com 1.137 casos, São João também decretou situação de emergência em saúde devido ao avanço da dengue naquela cidade.