1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Lavras
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
Com o slogan "Depois do não, é crime, uai!", a Polícia Civil de Minas Gerais busca orientar os foliões para curtirem o período carnavalesco de forma segura.
Para tanto, no âmbito da campanha estadual "Carnaval da Liberdade. Carnaval da Tranquilidade", vídeos, cards para meios digitais, leque, adesivo, panfleto e cartilha com dicas para evitar os principais crimes e situações de risco estão disponíveis à população mineira e aos turistas nas redes sociais oficiais e no site da instituição.
Equipes da Polícia Civil já vêm atuando no trabalho de conscientização durante os festejos de pré-Carnaval e continuam mobilizadas nos dias oficiais da folia, na capital e no interior de Minas, distribuindo material informativo da ação, que teve adesão de instituições parceiras, reforçando a segurança nos eventos. Assim aconteceu, por exemplo, em Itabira, região Central de Minas, no último fim de semana.
A iniciativa da Polícia Civil tem foco no enfrentamento da violência contra a mulher, a fim de evitar ocorrências de importunação sexual, estupro e outros crimes dessa natureza.
A policial esclarece que forçar uma relação ou algum outro ato de cunho sexual com violência ou grave ameaça configura o crime de estupro e o agressor pode responder pelo crime e passar até 12 anos preso. Além de unidades policiais físicas, estão disponíveis para denúncias os disques 180 e 181.
O material da PCMG ainda traz orientações para segurança pessoal, de forma a reduzir, por exemplo, casos de furtos e roubos e outras situações que possam deixar o folião em vulnerabilidade.
A PC orienta as foliãs que nos desfiles ou bailes, levem apenas necessário, também é prudente evitar sair sozinha e não ficar com o celular nas mãos.
Fique atento a empurrões, esbarrões e aglomerações. Os foliões também devem ter cuidado para não cair em golpes, principalmente na hora de efetuar pagamentos. Caso utilize o cartão, confira se o valor da compra na máquina está correto. Não digite a senha perto do campo de visão de desconhecidos. Se o cartão for por aproximação, não o deixe exposto. E fique atento também ao efetuar Pix, conferindo sempre o valor da compra e os dados do beneficiário.
A Polícia Civil de Minas vai contar com 1,2 mil servidores a mais nos quatro dias de folia e, com isso, reforçar o efetivo de unidades de plantão, de delegacias de cidades turísticas, das unidades periciais e do Instituto de Identificação.
Também serão ampliadas as equipes do Instituto Médico-Legal (IML) em Belo Horizonte e dos Postos Médico-Legais em Ouro Preto, Santa Rita do Sapucaí, São João del-Rei, Tiradentes e Diamantina.
|
|