Termômetro da praça de Cana Verde, que ontem registrou 45ºC. Foto enviada por José Eustáquio Cardoso, do restaurante Mirante da Serra
.
@jornaldelavras | @jornaldelavras | (35) 99925.5481 |
O serviço de previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um novo boletim e as notícias não são animadoras. Antes, o aviso era para seis estados e o Distrito Federal e a onda de calor extremo iria até amanhã, quarta-feira, dia 15. Agora o Instituto estendeu a previsão para até sábado, dia 18.
De acordo com o Inmet, as temperaturas em Lavras ficarão hoje, amanhã, na quinta-feira, na sexta-feira e no sábado, nos 37ºC. No domingo a temperatura cai, porém, ficará nos 35ºC.
A boa notícia é que terá pancadas de chuva nos próximos dias, mas a chuva não vai refrescar nada, mas vai melhorar a umidade relativa do ar.
Devido a este novo alerta vermelho do Inmet, o Instituto orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.
A onda de calor extremo que estamos vivendo nos últimos dias é em decorrência do fenômeno El Niño, quando as águas dos oceanos se aquecem.
Com o novo boletim do Inmet, estão sob alerta vermelho de "grande perigo" os estados de Minas Gerais, do Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Paraná, São Paulo, Bahia, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Maranhão e Distrito Federal.
O alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido até às 23h59 de sexta-feira, dia 17.