O Grupo Oncominas inicia a Campanha de conscientização Novembro Azul 2022, que tem como tema "Ouça a voz da conscientização".
Nosso objetivo é conscientizar você por meio de depoimentos reais. Acesse nossas redes sociais depoimentos reais de pessoas que já passaram pela doença.
A seguir, conheça as principais informações para se conscientizar.
O que é?
A próstata é um órgão do tamanho de uma noz e faz parte do aparelho reprodutor masculino. O câncer de próstata é a consequência de uma transformação de algumas das células do órgão que se proliferam de forma descontrolada.
Quais os fatores de risco?
Ter um ou mais fatores de risco não significa que você terá a doença.
Idade: A doença é rara em homens com menos de 40. Mas aumenta rapidamente após os 50 anos.
Obesidade: Acredita-se que homens obesos têm um risco maior de ter câncer de próstata mais agressivo.
Histórico familiar: Ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco da doença.
Raça: É mais frequente em homens de ascendência africana. Os motivos dessas diferenças raciais não estão claros.
Genes: Algumas alterações genéticas hereditárias podem aumentar o risco de desenvolver mais do que um tipo de câncer.
Quais os sintomas?
A doença só pode ser confirmada através de exames, mas alguns sintomas podem sugerir a presença do tumor na próstata. Fique atento e saiba quais são:
Micção frequente; Fluxo urinário fraco ou interrompido; Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria); Sangue na urina ou no líquido seminal; Disfunção erétil; Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou; Fazer força para iniciar o jato urinário.
Tem como prevenir?
Ouvir seu próprio corpo é um grande começo. Ele vai dar sinais de que algo não vai bem. Ao primeiro sinal, procure um médico. Hábitos saudáveis ajudam de forma direta na prevenção da doença.
Dieta:uma dieta com foco em redução da quantidade de gordura e rica em frutas e vegetais.
Exercícios:praticar atividades físicas pode reduzir o risco de câncer de próstata. Consultar o médico para começar uma rotina de exercícios é um bom ponto de partida.
Peso:controle o seu peso. A obesidade está ligada a diversos tipos de cânceres, inclusive o de próstata. Não hesite em consultar um especialista na área.
Diagnóstico precoce
A detecção precoce do câncer, possibilita maior chance de um tratamento bem-sucedido. Por isso, faça seus exames regularmente. Homens acima de 50 anos ou dos 45, se houver histórico na família, devem consultar anualmente seu médico urologista e fazer os exames preventivos como o PSA (substância no sangue produzido pela próstata) e o exame de toque retal.
A doença diagnosticada em fase inicial, associado ao tratamento adequado, são a chave do sucesso.
Como é o tratamento?
A idade do paciente, sua condição de saúde, também interferem na probabilidade de cura. Aqui estão alguns exemplos de tratamento:
Cirurgia, Vigilância Ativa, Hormonioterapia, Radioterapia, Quimioterapia e Terapia Alvo.