Imagem: SindUfla
O SUS é o maior programa social do Brasil atendendo milhões de brasileiros todos os dias. Inclusive eu e você que lê essa matéria. Tirar dinheiro do SUS é um projeto de morte para as pessoas que dependem dos postos de saúde, das UPAs, da Farmácia Popular e dos hospitais públicos e filantrópicos como a Santa Casa e o Vaz Monteiro.
Na reunião do Conselho Nacional de Saúde em Brasília/DF, foi apresentada a proposta de orçamento de 2023 elaborada pelo atual governo.
A proposta do Ministério da Saúde já era pequena para atender às necessidades do SUS. Entretanto, o Ministério da Economia comandado por Paulo Guedes deliberou por cortar ainda mais recursos da saúde para destinar verbas às emendas RP9 - Orçamento Secreto. O impacto é de mais de 10 bilhões de reais.
Não podemos aceitar o corte de dinheiro público do SUS para financiar emendas de deputados.
O Sind-UFLA defende o SUS há décadas e mais recentemente fez greve contra a Emenda Constitucional 95 (Teto de Gastos) que até 2023 já retirou mais de 60 bilhões do SUS.
Conclamamos a sociedade lavrense para que se manifeste contra esse absurdo e privilegiam em suas escolhas aqueles que defendam o SUS.
O SUS é nosso, ninguém tira da gente. Direito garantido não se compra, não se vende.
SindUfla
|
|