Informe Parlamentar
Lavras, cidade do sul de Minas, foi palco do primeiro encontro no estado, do Partido Social Liberal (PSL), que reuniu mais de 50 prefeitos, vereadores e importantes lideranças políticas de diversos partidos de Minas Gerais. A deputada federal Dâmina Pereira, única mulher a representar a legenda na Câmara dos Deputados, participou do evento.
O encontro discutiu temas como a atual crise brasileira e o novo Pacto Federativo. "Vivemos hoje um momento propício para que novas práticas na política sejam valorizadas. Esse é um encontro de um grupo político que cresce no estado e que quer mudar o jeito de se fazer política neste país. Com mais ética, transparência e, acima de tudo, com mais respeito ao cidadão", lembrou a deputada.
De acordo com o ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o novo Pacto Federativo, pode promover uma distribuição da arrecadação tributária mais justa, com mais recursos para os municípios. "Há cada vez menos recursos e cada vez mais obrigações para os municípios. Não adianta mais ir a Brasília com um pires na mão, é preciso uma movimentação política para mudar esse jogo", pontuou.
Hoje, no valor total de todos os tributos arrecadados, 69,83% ficam com a União, 25,59% para os estados e apenas 4,58% para os municípios.
Outra pauta debatida foram as eleições em 2018. Os presentes manifestaram a vontade para que se crie no estado uma terceira via para os cargos majoritários, fugindo da atual polarização entre PT e PSDB. A criação de uma chapa alternativa também ganhou impulso.
Composição da mesa: vereador Carlos Lindomar (PSL); Toninho Andrada, ex-prefeito de Barbacena; Nivaldo Andrade (PSL), prefeito de São João del-Rei; Márcio Lacerda, ex-prefeito de BH e presidente do PSB; Carlos Alberto Pereira, presidente do estadual do PSL; deputada federal Dâmina Pereira; Roberto Siqueira, Secretário Nacional do PSL e Rubens Silva, presidente do PSL em Lavras.
|
|