Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 02/01/2015 10:01 - Atualizada em: 02/01/2015 17:30
Governador Fernando Pimentel é empossado
Primeiro o governador eleito Fernando Pimentel foi empossado na Assembleia Legislativa

Fernando Pimentel discursando pela primeira vez como governador da sacada principal do Palácio da Liberdade, ao seu lado, entre outros, o vice-governador Antônio Andrade e o reitor da Ufla, professor José Roberto Scolforo. Foto: Juarez Rodrigues, jornal Estado de Minas. Abaixo, na chegada de Pimentel foi recebido por uma comitiva de deputados, entre eles estava o deputado lavrense Fábio Cherem. Foto: Pollynna Maliniak/ALMG

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) empossou ontem, dia primeiro, o governador eleito Fernando Pimentel e seu vice-governador Antônio Andrade em Reunião Solene realizada no Plenário. A cerimônia, que contou com a presença de parlamentares, autoridades, prefeitos e vereadores, foi conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP). Deputados estaduais, federais e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, estiveram entre as autoridades que compuseram a mesa da cerimônia.

Em entrevista coletiva dada à imprensa, Fernando Pimentel informou que, a partir de hoje, dia 2 de janeiro, o novo governo terá os dados necessários para, em um curto prazo, apresentar a Minas um balanço da situação do Estado. "O maior desafio é mudar o conceito de governo em Minas Gerais. Vamos fazer um governo participativo, aberto aos cidadãos", afirmou o governador eleito. Segundo Pimentel, sua primeira medida será criar os conselhos de participação popular em todo o Estado.

Fernando Pimentel e Antônio Andrade chegaram à ALMG pelo Hall das Bandeiras, passaram pelos dragões da Inconfidência e foram recepcionados por uma comitiva de parlamentares, entre eles, o deputado lavrense Fábio Cherem. Em seguida, passaram por prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais e seguiram até o Plenário, onde foram saudados por cadetes da Polícia Militar, que empunharam o espadim Tiradentes. O hino nacional foi cantado pelo rapper mineiro Flávio Renegado, nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, Região Leste de Belo Horizonte.

Durante a solenidade, o governador e o vice entregaram ao presidente da ALMG suas declarações de bens. Em seguida, o termo de posse foi lido pelo 2°-secretário da ALMG, deputado Neider Moreira (PSD), e assinado pelo novo governador e seu vice. Após o compromisso constitucional ter sido firmado, o deputado Dinis Pinheiro declarou Fernando Pimentel e Antônio Andrade empossados.

Em um discurso emocionado no Plenário, ao falar sobre a história de Minas Gerais, Pimentel afirmou que o destemor e a esperança de ontem deixaram um sólido legado no presente. Ao se referir à mudança da capital mineira para Belo Horizonte, o governador eleito disse que, já naquela época, o desejo de ter um governo que não fosse de poucos foi o alicerce simbólico da construção da capital. "O governo não pertence aos governantes, ele é de todos e deve servir a todos. Sem privilégios, sem preferências, quanto mais o Estado se abre, mais ele se fortalece", considerou Pimentel.

Em relação ao futuro, Fernando Pimentel acredita que um governo participativo será seu maior legado deixado para os mineiros. "A interação, a conexão, a convergência e a colaboração não podem ser conceitos que existem em todos os lugares, na prática de todos, menos na prática dos governos. O nosso grande desafio é tirar o governo do isolamento, de uma política antiquada. Temos que abrir a administração, ouvir os mineiros, modernizar a plataforma social chamada governo", concluiu Pimentel.

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, desejou aos novos governantes boa sorte na condução do destino dos próximos quatro anos dos cidadãos mineiros.

Ao final da cerimônia, Pimentel seguiu para o Palácio da Liberdade, onde foi realizada a solenidade de transmissão do cargo, às 11h.

A posse de Fernando Pimentel foi no Palácio da Liberdade, ele ao discursar da sacada principal do Palácio da Liberdade, assumiu cinco compromissos: valorizar o funcionalismo público, construir e equipar os atuais hospitais regionais, ampliar a oferta de escolas infantis e técnicas, aumentar a eficiência dos órgãos de segurança pública e fazer parceria com os prefeitos mineiros na busca de soluções para os problemas municipais. Durante as cerimônias de posse e de transmissão do cargo, o petista ressaltou que pretende manter diálogo próximo com a população e apontou como primeira medida do novo governo a criação de conselhos participativos regionais. 

Em seu discurso na sacada do Palácio, o petista destacou a intenção de manter um contato próximo com a população para definir as principais demandas de cada região. Ele fez questão de apresentar três pessoas que, para ele, simbolizam a participação do povo na sua gestão: Dona Lavígnia, da Região Norte, a estudante Kelly, do Aglomerado da Serra, e o senhor José Mário, produtor de queijo da Serra da Canastra.

 Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras