Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 31/12/2014 18:58 - Atualizada em: 01/01/2015 08:26
Muitos partiram em 2014, todos deixaram saudade
O ano de 2014 foi marcado por muitos acontecimentos, alguns alegres e outros nem tanto. Durante o ano fomos perdendo amigos, amigos que jamais serão esquecidos

Rosa Luto

 

WhatsApp do Jornal de Lavras: (35) 9925-5481

Este ano muitas pessoas partiram, todas deixaram saudades. O Jornal de Lavras registrou algumas destas partidas.

O ano de 2014 começou com uma morte de um empresário conhecido: Luiz Fábio Mesquita, o "Fabinho Mesquita" da Freqüência, no dia 2 de janeiro.

Em fevereiro, outro empresário: Júlio Eugênio Pereira. Falando assim pouca gente sabe que era, mas o Júlio da Casa Vitória, todos lembram. Júlio partiu no dia 9 de fevereiro. Também em fevereiro, no dia 11, Dirceu dos Passos, irmão da advogada Auxiliadora Curi.

Em março foi a vez dos lavrenses despedirem do médico Hugo Paiva Teixeira. Dr. Hugo faleceu no dia 7. Também em março, outra morte sentida, foi uma morte prematura da professora do Unilavras: Elise Nogueira Lopes, esposa do advogado Wagner Lopes. Elise morreu no dia 20 de março e no dia seguinte, outra morte sentida, a de Olímpio Ferreira Andrade.

Em abril a equipe do Jornal de Lavras perdeu um amigo, um parceiro, um grande companheiro: Gabriel dos Santos, o Gabi Santos, jornalista do jornal Hoje em Dia. Gabi morreu no dia 19, em Belo Horizonte. No dia 23 Lavras perdeu um dos padres mais queridos da cidade, o padre Silvestre Muller, um dos mais velhos párocos da cidade. A morte do padre Silvestre deixou um vazio na comunidade.

Maio foi um mês de muitas perdas, muita gente partiu e deixou saudades. No dia 6, Wagner de Paiva, o "Wagner da Ufla"; no dia 9, o ex-prefeito de Ijaci, Elias Antônio Filho, ele morreu no dia seguinte ao sepultamento de sua esposa Vanda Aparecida Elias.  No dia 13 de maio quem partiu foi a professora Ione Siqueira Fantazzini, Dona Ione era professora aposentada do Instituto Gammon. Uma semana depois, no dia 20 de maio, Carmem Augusta Pitta Mendes, viúva do "Nato" e mãe do Walter, funcionário do Banco do Brasil.

Dia 23 de maio os lavrenses foram surpreendidos com a morte da professora e acadêmica Maria Olímpia Alves de Melo, uma das proprietárias da Padaria Rocha. Dois dias depois foi a vez de Judy Zehuri Maceira, a organizadora do Baile do Século, em 1968, que trouxe a Lavras o ex-presidente Juscelino Kubitschek, no auge da ditadura militar.

Osmar Pereira da Silva, o "Osmar do Bar", no dia 9 de junho, ele era cunhado de Mauro Militão da Silva. No dia 15, a cidade perdeu uma parte de sua história com a morte de um dos taxistas mais antigos de Lavras, José Elvânio Bruzeguez, o "Vaninho".

No dia seguinte a morte de "Vaninho", os lavrenses recebem a triste notícia da morte do médico e acadêmico Carlos Frederico Leite Corrêa, o "Dr. Fred". Esta foi a segunda perda que a Academia Lavrense de Letras teve em menos de um mês, a primeira foi Maria Olímpia.

No dia 6 de julho dois servidores da Prefeitura de Lavras: Arquimedes Nogueira Reis, o "Bié", e a médica Leila Pinto Filgueiras, ambos faleceram prematuramente. No dia 11 de julho, outra morte prematura, a de Adélio Vilas Boas, farmacêutico que trabalhou na Droga Norte e na farmácia municipal.

Também no dia 11, morreu a última filha do médico italiano Paulo Menicucci, Esmeralda Menicucci Nogueira, mãe da professora Elise Nogueira Lopes, que morreu no dia 20 de março. Três dias depois morreu José Abrahão , o "Zé Abrahão do estacionamento".

No dia 19 de julho morreu em Campinas o escritor, educador, teólogo e psicanalista Rubem Alves, deixando orfanada uma legião de admiradores. Rubem Alves morou e trabalhou em Lavras, aqui estão enterrados dois de seus irmãos.

No dia 20 morreu o subtenente da Polícia Militar Júlio César Tavares, filho do coronel Manoel Tavares, que foi comandante do 8º Batalhão. Cinco dias depois morreu em Boa Esperança, o bispo Dom Spiridon Mattar, bispo da Igreja Greco-Melquita.

Ainda em julho, no dia 30, morreu Sérgio Alexandre Emerich Peixoto, o "Serjão da Prefeitura". Sua morte foi muito sentida pela comunidade e principalmente pelos seus colegas que trabalharam com ele.

A educação em Lavras sofreu um duro golpe: no dia 10 de agosto deixa de existir Esther Carvalho Pereira, a "Esterzinha Venerando", irmã do ex-prefeito Leonardo Venerando Pereira, o "Nadinho". No dia seguinte, outra professora partiu para a vida eterna: Sebastiana Pereira Fontes, mãe do dentista Antônio Fontes, o "Toninho Fontes", como é mais conhecido aquele profissional em Lavras.

Ainda em agosto, no dia 22, morreu o empresário Jairo Alvarenga, o "Jairo da Juca Procópio". Em setembro outro padre deixou este mundo: trata-se do Honório Link, um dos padres mais conhecidos de Lavras, já que aqui passou a maior parte de sua vida sacerdotal.

Lucília Cicarelli Faria, mãe do vereador José Márcio Faria morreu no dia 2 de outubro. No dia 14 de outubro morreu o médico Samir Haddad e no dia 28, Edson Viana, o "Edinho Bombeiro".

No dia 5 de novembro calaram os tamborins e o ronco da cuíca; as passistas perderam a graça e deixaram de sambar; morreu um dos maiores foliões da cidade: Rafael Salustiano Filho, o "Professor Fae", da Unidos de Nova Lavras. Ainda em novembro, no dia 6, deixou de existir o empresário José Alves, pai do engenheiro Manoel Alves Neto, da Ciclope Automotive.

No dia 8 de novembro, um dos mais velhos servidores da antiga Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos: Jorge Naves Gouvêa, um amante da boa música.

Um dos mais velhos ex-comandantes do 8º Batalhão, coronel Vicente Gomes da Mota, que comandou o 8º na década de 60, morreu em Belo Horizonte no dia 17 de novembro. No dia 20 foi a vez de partir a empresária e rotariana Hebe Dinalli e no dia 25, Edson Nagib Jorge Chalfun, marido da Kátia da Caixa Econômica.

O entusiasta do Aeroclube de Lavras, Miguel Ângelo dos Santos, fez o seu último voo, desta vez para o Oriente Eterno. "Miguelão", como era chamado pelos amigos, morreu no dia 29 de novembro.

A advogada Benedita Cardoso Clemente morreu no dia 2 de dezembro. Dez dias depois, dia 12, foi a vez de Márcio Augusto de Andrade Carvalho, o "Márcio da Fazenda do Madeira". No dia 14 outra professora deixa este mundo: Zélia Teixeira Medeiros e no dia 17 de dezembro, João da Cruz Botrel Sobrinho, o "João Fofinho".

Além desses lembrados pelo Jornal de Lavras, muitos outros deixaram saudades, e todos deixaram um legado, todos ajudaram a escrever uma página da história da cidade. Uma coisa temos certeza: eles nunca serão esquecidos.

"Só o amor cala as nossas feridas. E só o amor nos leva a crer que não importa as perdas que a vida nos impõe, devemos sempre continuar...."

 

Também partiram e deixaram saudade:

Queremos registrar nesta matéria, quem partiu e deixou saudade em você, caro leitor. Escreva o nome do ente querido nos comentários do facebook do Jornal de Lavras (Clique AQUI para escrever) e a equipe do Jornal de Lavras se encarregará de atualizar esta matéria, no dia 2 de janeiro, com os nomes deixados.

 

 Jornalista Eduardo Cicarelli (Jornal de Lavras)   Clique aqui e comente no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras